DESTAQUE E MENÇÃO HONROSA

IV SAPIENS premia projetos de Extensão e de Iniciação Científica

Ao todo, evento teve 202 submissões de projetos, sendo 27 premiados.

27 projetos foram premiados por ocasião da IV Semana de Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão,  18 foram projetos de Iniciação Científica, divididos entre 13 prêmios Honra ao Mérito  e quatro Menções Honrosas. Já os projetos de Extensão totalizaram nove, sendo uma Menção Honrosa, e oito prêmios divididos em  eixos temáticos: Educação, Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Cultura, Tecnologia, Saúde, Mulheres e Relações de Gênero. Cerca de 80 avaliadores participaram da análise dos projetos submetidos no evento.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu nesta sexta-feira (25), de forma presencial, no auditório do campus Imperatriz, com público reduzido, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura, procedimentos padrões de funcionamento da universidade durante a pandemia. Além dos acadêmicos, acadêmicas e orientadores premiados, também estiveram presentes a Gestão Superior,  coordenadores de curso e diretores de centro.

O coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Weverton Pereira Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do evento, destacou  o significado da premiação de projetos.  “A premiação não é um desmerecimento dos demais trabalhos, até porque tivemos muitos projetos bem conduzidos e apresentados, mas sim, um reconhecimento do envolvimento e dedicação dos orientadores e alunos que, neste ciclo, tiveram êxito reconhecido na condução dos seus trabalhos mesmo com toda dificuldade frente à pandemia. A premiação é também um estímulo para que continuemos sempre em busca da qualidade para com os trabalhos desenvolvidos”, explicou o professor.

202  projetos de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão, produzidos pelos acadêmicos bolsistas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foram submetidos e apresentados na IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), que abordou o tema “Mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e mitigação”. Os trabalhos submetidos foram desenvolvidos durante o ciclo 2020/2021, nos três campi da UEMASUL. Do total de submissões, a SAPIENS contou com 155 projetos de Iniciação Científica, 7 de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e 39 de Extensão.

A IV SAPIENS aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro e contou com a participação de 703 pessoas, que puderam acompanhar as atividades de modo remoto, por meio de transmissões no canal da UEMASUL no Youtube, e na plataforma de inscrição do evento.  A programação do evento contou com palestras, minicursos e mesa-redonda, além das apresentações de projetos.

Premiações de Iniciação Científica

• Honra ao Mérito
Patologia florestal e coleção fitopatológica de doenças de espécies florestais cultivadas e não cultivadas na Região Tocantina do Maranhão Marcelo Martins Vaz
Crescimento de khaya senegalensis(desr.) A. Juss. Em plantio no município de lageado – MA Naum Silva Dos Santos
Afecções ortopédicas em cães atendidos no ambulatório de pequenos animais da UEMASUL. Márcio Luiz de Pinho Alves
Levantamento de fungos liquenizados da família Parmeliaceae no Parque Nacional Chapada das Mesas, identificação de metabólitos secundários e aplicação de extratos em carrapato da espécie Rhipicephalus microplus Gildean Macedo do Nascimento
Generalização do Algoritmo de Grover e Simuladores de Circuitos Quânticos Liliana Souza do Carmo
Equações diferenciais ordinárias e algumas aplicações Gabriel Fernandez Ferrari Melo
Bioacumulação e translocação de niquel (ii) nas espécies arbóreas tabebuia impetiginosa e schinus terebinthifolius raddi Josilene Santos Oliveira
Da fronteira agrícola ao(s) território(s) do agronegócio florestal: impactos da silvicultura do eucalipto sobre a agricultura familiar nos municípios de imperatriz e Cidelândia – MA Amanda Miranda Pereira
RELIGIÃO e ECOLOGIA: a conversão ecológica da Igreja Católica (1970-2020) Graziela Feitosa Conceição
Percepções das crianças sobre práticas de ensino remoto na Educação Infantil da rede municipal de Imperatriz – MA Juliana Farias Lima
Vazante, de Daniela Thomas: discursos e representações do negro no cinema brasileiro Pedro Wildemberg Ribeiro Pereira
Aprendizagem Colaborativa em Rede e Formação Crítica Beatriz Pontes de Oliveira
Avaliação da Qualidade do Leite Após a Criação do Cluster na Microrregião do alto Mearim e Grajau Amanda Nascimento Silva

• Menção Honrosa
Carga global da covid-19 João Amadeu Lima Pinto
Estabilidade dinâmica de estrelas com núcleos de quarks Iraneide da Cunha Diniz
As insurgentes negras palavras e imagens: Carolina Maria de jesus & Jeferson de Eliesio Costa Lima
Ensino-aprendizagem de língua inglesa: motivação, expectativas e crenças de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Açailândia – MA Fernanda Kelly de Jesus Santos

Premiações de Extensão

Projeto QuiMicaMente da UEMASUL: do lúdico ao investigativo como recurso didático Maria Eduarda Murari Giacheto
Comunicação Empresarial: o uso adequado da língua(gem) em redes sociais Gabriely Martins Sirqueira de Aguiar
Preservação e conservação da mata ciliar rio tocantins. Naize Santos Alves
O ICV: Índice de custo de vida na cidade de Imperatriz – MA: CESTA BÁSICA. Regina Barbosa Sousa
“MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS TIMBIRA: significando os artefatos e indumentárias pelo discurso dos indígenas”.

Ariele da SIlva e Arinel Pa’tep Krikati

Informática de aperfeiçoamento acadêmico científico em Imperatriz- MA. Bruno Gomes de Sousa
Ambulatório Social Vitória Baltazar Rodrigues
Memórias de Gaia: a história do Assentamento Califórnia (Açailândia-MA) contada pelas mulheres camponesas Carla Carneiro de Sousa