capacitação

Instituições do Terceiro setor de Açailândia participam de projeto de extensão

As atividades têm o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no setor, por meio de oficinas.

Cerca de 10 instituições participam ativamente das atividades. Foto: Equipe do projeto.

O projeto de extensão “Incubadora de ONGs: desenvolvendo o terceiro setor de Açailândia”, começou a ser desenvolvido em 2023 e faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT). O projeto é orientado pela professora do curso de Administração, Nayara Silva dos Santos, do Centro de ciências humanas, sociais, tecnológicas e letras, campus Açailândia, com a participação do acadêmico Gustavo Moreira Borges – bolsista e da acadêmica Aldiane Moraes Barbosa – voluntária.

O Terceiro setor ou Organizações da Sociedade Civil  (OSC) designam um campo da sociedade no qual instituições promovem ações de caráter não lucrativo. Uma das mais conhecidas são as Organizações Não Governamentais (ONGs). As organizações do Terceiro setor atuam em áreas relevantes como educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras.  Em Açailândia, atualmente, existem 367 (OSCs), de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2020. Cerca de 10 instituições participam ativamente do projeto.

Conforme relato da professora, a ideia surgiu ao serem constatadas as demandas na comunidade. “Algumas instituições procuravam nosso apoio para atividades específicas, incluindo elaboração de projetos para participação em editais e suporte para questões contábeis e administrativas. É importante falar que o projeto está integrado ao projeto do nosso curso de Administração, que tem em sua estrutura uma disciplina voltada para o terceiro setor. Diante dessa demanda, e compreendendo o papel fundamental da universidade na comunidade, reconhecemos a necessidade de estabelecer uma iniciativa mais abrangente, uma incubadora social voltada para fortalecer organizações do terceiro setor”.

A incubadora social fortalece as organizações do Terceiro setor. Ela tem o propósito de oferecer suporte em diversas áreas, desde a redação de projetos e atividades administrativas, até o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. O objetivo principal é promover um impacto social positivo de longa duração na comunidade, alinhado com a missão e o compromisso da universidade com o desenvolvimento local, promovendo a capacitação dos profissionais que atuam no setor para que possam administrar suas organizações, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

As atividades irão contribuir para que os profissionais do Terceiro setor possam modernizar os processos de trabalho e a estrutura organizacional de suas instituições. Foto: Equipe do projeto.

O acadêmico bolsista do 8º período de Administração, Gustavo Moreira Borges falou sobre sua experiência. “Aprendi bastante nas áreas de tecnologia pois comecei a desenvolver um App financeiro focado para as ONGs, além disso, aprendi um pouco sobre a prática docente. É bastante gratificante levar todo o conhecimento que aprendi em sala e aplicar na comunidade. Pude conhecer melhor minha cidade e como a cultura vai se desenvolvendo, principalmente na comunidade na qual estou trabalhando”.

As  atividades irão contribuir para que os profissionais do Terceiro setor possam modernizar os processos de trabalho e a estrutura organizacional de suas instituições; para a elaboração de um acervo de pesquisas com a produção de artigos científicos e para o fortalecimento do vínculo entre a comunidade de Açailândia e a UEMASUL.

O projeto está sendo desenvolvido em duas etapas: a primeira consiste na oferta de oficinas de qualificação para o público alvo, e a segunda etapa é a avaliação de impacto deste programa sobre os indivíduos participantes. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de implementação dos cursos e oficinas. Durante este mês, será ministrada uma oficina de introdução ao Design gráfico para grupos de mulheres da Associação comunitária dos moradores do Pequiá.

Extensão

O desenvolvimento de políticas de extensão universitária é um instrumento indispensável ao funcionamento e dinamismo das instituições de ensino superior. Por meio dos projetos de extensão se disseminam conhecimentos científicos, artístico-culturais e tecnológicos, promovendo a aproximação e a troca de saberes entre universidade e comunidades locais e regionais. Além disso, as ações extensionistas promovem a formação técnica/profissional dos alunos e contribuem para o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Equipe do projeto.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.