Reitoria
A Reitoria é o órgão executivo central que administra e fiscaliza todas as atividades universitárias, sendo assessorada pela vice-reitoria, pró-reitorias, chefia de gabinete, assessoria técnica e pelos conselhos superiores. O vice-reitor, além de coordenar e superintender as atividades da vice-reitoria substitui o reitor em caso de falta ou impedimento.
No assessoramento da reitoria destacam-se: assessoria técnica que compreende a assessoria especial da reitora, assessoria jurídica, assessoria para assuntos internacionais, assessoria de expansão universitária e assessoria de comunicação. Além destas, há a ouvidoria, que é um órgão autônomo, administrativamente vinculado à reitoria, designado para receber sugestões, críticas e reclamações procedentes da comunidade universitária e da população em geral.
![]() Elizabeth Nunes Fernandes |
![]() Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho |
Posse
O governador do estado do Maranhão, Flávio Dino, deu posse à reitora e ao vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, no dia 02 de fevereiro de 2018, em sessão solene do Conselho Universitário.
Mensagem da Reitora
Nossa universidade foi criada com a missão de promover o desenvolvimento e a integração da Região Tocantina, democratizando e ampliando o acesso ao ensino superior e popularizando a Ciência e Tecnologia. Este compromisso, firmado em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021), tem norteado a expansão da Universidade em seu território de atuação com avanços nos cursos de graduação e nas políticas de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UEMASUL.
No âmbito da pesquisa, o corpo docente da UEMASUL tem ampliado, gradativamente, a sua capacidade de captação de recursos externos, somando, até o momento, cerca de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais). Os recursos são provenientes das principais agências de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), bem como de empresas, como a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Este cenário diversificado demonstra a capacidade técnica da Instituição em dialogar com os setores público e privado.
Os recursos captados são investidos em pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas, Humanas, Sociais e Letras. A formação de recursos humanos, para atuar em tais projetos, é um eixo em amplo desenvolvimento na UEMASUL, que conta com uma série de programas institucionais de bolsas voltadas aos discentes, nas modalidades Pesquisa e Extensão. Entre eles, destacam-se o Programa Institucional de Bolsas de Apoio Técnico, que tem o objetivo de selecionar pessoal qualificado para atender aos projetos de pesquisa em áreas específicas; o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que atua na formação básica de jovens, com o intuito de despertar o interesse deles pela Ciência; o Programa Mais IDH, que contribui para o desenvolvimento dos municípios com menor IDH da Região Tocantina do Maranhão; o Programa Institucional de Bolsas de Extensão, que promove o envolvimento das comunidades locais e regionais, a fim de promover o seu desenvolvimento; além do Bolsa Permanência, que tende a viabilizar a continuidade dos discentes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, nos cursos de graduação.
A UEMASUL nasceu com a missão de ir além dos muros do seu campus-sede na cidade de Imperatriz. Embora recente, a Instituição tem avançado muito, e tem deixado a sua marca na Região Tocantina, por meio de uma intensa troca de competências e produção de conhecimento, levando os preceitos da Pesquisa e da Extensão a regiões nunca alcançadas anteriormente.
Elizabeth Nunes Fernandes