oportunidade

Inscrições abertas para publicações de livros na Editora UEMASUL

Este é o primeiro edital de seleção a ser publicado pela editora e irá selecionar 10 propostas entre coletâneas e obras autorais para publicação em formato digital.

Lorena Marques Guimarães

Além da publicação de livros, a editora conta ainda com um portal de periódicos. Foto: Ascom/UEMASUL.

Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o Edital n° 01/2023 da Editora UEMASUL, destinado à seleção de livros e coletâneas para o repositório da Editora Universitária em formato digital. As obras serão produzidas pela UEMASUL e publicadas no repositório da editora, em formato de livro digital (e-book), sendo proibida sua comercialização. Com isso, a editora busca promover e difundir a produção técnico-científica da universidade, permitindo a participação dos docentes efetivos na divulgação de seus conhecimentos.

A coordenadora da Editora UEMASUL, professora Aichely Rodrigues, acredita que a publicação do primeiro edital representa um marco na história da produção científica da universidade, já que fornecerá as primeiras obras de um futuro acervo. “Esses e-books têm o potencial de impactar positivamente no desenvolvimento científico e educacional da região Tocantina. Esperamos receber diversas propostas e acreditamos que esses e-books serão essenciais para estudantes, pesquisadores e interessados nas áreas abordadas”, destacou.

As publicações atenderão a duas categorias de obras: o livro autoral, que consiste em uma obra única que divulga o conhecimento científico de uma ou mais pessoas responsáveis pela produção; e a coletânea, uma obra coletiva coordenada por um ou mais responsáveis, reunindo textos de diversos autores sobre uma temática comum, geralmente organizados em capítulos.

Serão selecionadas 10 publicações, sendo uma por proponente, independentemente do tipo da obra. Os interessados devem encaminhar os documentos necessários para o e-mail editora@uemasul.edu.br para concorrer à oportunidade de publicação.

A Editora Universitária da UEMASUL foi criada em 2023, por meio da resolução nº 251, que instituiu ainda o seu regimento interno. O órgão suplementar é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores da universidade e pela publicação digital de livros. Além de atender à comunidade acadêmica no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão, a editora  conta com uma equipe composta por mestres e doutores em suas áreas, o que contribui diretamente para a qualidade do material produzido.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.