simpósio biologia

I Semana de Estudos Biológicos acontece na UEMASUL

Os alunos que estão saindo da instituição têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos para aqueles que estão chegando, e aprendendo o papel do biólogo na sociedade e no aspecto ambiental.

Alunos e professores reunidos no auditório da UEMASUL durante a I Semana de Estudos Biológicos.

A programação do evento contou com palestras, minicursos e mesas-redondas. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL.

A I Semana de Estudos Biológicos da UEMASUL tem o objetivo principal de difundir conhecimentos em várias áreas da biologia e afins, por meio de quatro eventos que ocorrerão sequencialmente até o dia 6 de setembro:  VII Simpósio de Biologia e Encontro de Biólogos da Região Tocantina, I Semana de Biologia Interdisciplinar, II Seminário de Botânica e IV Seminário de Saúde Pública.

Tendo como público os estudantes de biologia, a programação foi desenvolvida por meio de palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e exposições.

O diretor do curso de Ciências Biológicas professor Zilmar Timóteo Soares falou sobre a programação da semana, que homenageia o dia do Biólogo, comemorado no dia 3 de setembro, com diferentes atividades. “As atividades são elaboradas para que o aluno sinta o papel do Biólogo, seja ele licenciado ou bacharelado, para que conheça as leis que regulamentam a profissão. Todos os professores e acadêmicos estão bem envolvidos na programação. Os alunos que estão saindo da instituição têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos para aqueles que estão chegando, e aprendendo o papel do biólogo na sociedade e no aspecto ambiental”.

Alunos reunidos no pátio da UEMASUL realizam exposição de alguns espécimes e de plantas medicinais.

Alunos de Ciências Biológicas realizam exposição de alguns espécimes de vertebrados e invertebrados e de plantas medicinais. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL.

Para o acadêmico do 4° período de Ciências Biológicas, Felipe Saraiva Nascimento, monitor da exposição de alguns espécimes de vertebrados e invertebrados como aranhas e moluscos, montada no pátio da universidade, a semana de Estudos Biológicos motiva os acadêmicos. “Muitas vezes a amostra desmistifica muita coisa. À medida que vamos trabalhando com os espécimes podemos passar os conhecimentos que aprendemos em laboratórios e salas de aula. A semana dá uma motivação, nos dá a oportunidade de trabalhar em uma área onde nos sentimos à vontade. O aluno vai se interessando por pesquisar assuntos, que podem virar artigos, e isso é muito bacana”.

Monitora da exposição de chás feitas com plantas medicinais, a acadêmica do 4º período Ana Vera Tourinho, falou sobre a importância de mostrar os trabalhos desenvolvidos em laboratórios. “Nossos laboratórios têm muitos projetos, muito material de estudo, e a maioria dos outros cursos desconhece isso. Essa exposição foi bem relevante porque mostrou um pouco dos nossos trabalhos. É importante para o nosso curso, e para todos nós acadêmicos que tivemos a oportunidade de mostrar e de falar. Isso acrescenta muito pra nós e acredito que para os visitantes também.

A programação continua até sexta-feira (dia 6), e encerra com apresentação de trabalhos na parte da manhã e entrega das premiações à tarde. O evento é promovido pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas e pelo Centro Acadêmico de Biologia da UEMASUL.