biodiversidade

Curso de extensão estuda biologia marinha com coleta de dados

Os resultados das pesquisas devem ser apresentados em seminário no mês de novembro e em seguida no XX Congresso latino-americano de Ciências do mar, que será realizado em Santa Catarina, em 2024.

Os estudos gerados serão uma base inicial para a investigação sobre a biodiversidade e dinâmica ambiental da região costeira sob influência da Área de Preservação Ambiental (APA) do Delta do rio Parnaíba. Foto: equipe do curso de extensão.

Alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), realizaram coletas de dados de material biológico para as atividades do curso de extensão “Biologia Marinha: ecologia e diversidade de ambiente marinhos e costeiros brasileiros”. 20 acadêmicos, acompanhados do professor Marcelo Francisco da Silva passaram uma semana coletando dados e fazendo análise na região de Camocim – CE, com amostragens no rio Curiaú, praias costeiras e em lago costeiro.

O curso foi criado a pedido dos estudantes, como proposta de formação complementar do curso de Ciências Biológicas. A ideia é que se faça uma vez por semestre, alguns cursos de extensão em áreas que não são ofertadas nas estruturas curriculares dos cursos, como esse de Biologia marinha. Nos próximos semestres deverá ser ofertado curso de extensão na área de Ecologia de campo.

O professor Marcelo Francisco da Silva falou sobre a escolha da área de coleta. “A região tem poucos estudos sobre temáticas ambientais, poucos trabalhos sobre os ambientes marinho e costeiro, e sobre a área de influência dentro do delta do rio Parnaíba. O município de Camocim, no Ceará foi escolhido também por ter uma logística de hospedagem sem custos para os alunos”.

Foram coletados dados em campo, dentro dos parâmetros físico, químico e biológico, que serão processados nos próximos dois meses pelos alunos que participam do curso. Os resultados das pesquisas devem ser apresentados em seminário a ser realizado no mês de novembro e em seguida, no XX Congresso latino-americano de Ciências do mar, que será realizado em Santa Catarina, em 2024. Além disso, será organizada uma publicação com os dados produzidos que serão apresentadas nas escolas da rede de educação básica dos municípios de Imperatriz e Camocim.

20 acadêmicos, acompanhados do professor Marcelo Francisco da Silva passaram uma semana coletando dados e fazendo análises na região do Camocim, no rio Curiaú, praias costeiras e em lago costeiro. Foto: equipe do curso de extensão.

Os estudos gerados serão uma base inicial para a investigação sobre a biodiversidade e dinâmica ambiental da região costeira sob influência da Área de Preservação Ambiental (APA) do Delta do rio Parnaíba, que engloba municípios nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Para o acadêmico do terceiro período, Fabrício Pereira Oliveira, o curso possibilitou uma importante experiência. “Foi de suma importância para nossa formação acadêmica as atividades que realizamos, pois primordialmente foi possível ter um contato real com o ambiente e com uma boa parcela dos organismos que vivem naquele ambiente desconhecido, no âmbito da pesquisa. É um ambiente inexistente na região que a gente mora”.

O Brasil possui um litoral extenso de 7.367 km, que proporciona uma diversidade de paisagens e de ecossistemas. As características do bioma costeiro variam muito com diversas espécies vegetais, animais e aspectos físicos, variando de um lugar para outro.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.