CURSINHO POPULAR

Cursinho Popular da UEMASUL realiza aula magna

Professores e ex-alunos do Cursinho Popular relataram a importância que o programa proporciona na vida de quem ministra as aulas.

Professor descreve suas experiências acadêmicas aos alunos participantes do Cursinho Popular.

Programa reaviva sonhos de estudantes que querem ingressar no ensino superior. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), promoveu no início desta semana a aula magna do Cursinho Popular, programa que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, ofertando 100 vagas anualmente, de forma gratuita.

O vice-reitor, professor Expedito Barroso deu as boas-vindas aos novos alunos, destacando o papel da universidade em proporcionar e desenvolver ações pautadas na luta pela igualdade de acesso à educação superior e inclusão social. Professores e ex-alunos do Cursinho Popular estiveram presentes e relataram a importância que o programa proporciona na vida de quem ministra as aulas, e principalmente sobre os resultados obtidos com alunos ingressando nas universidades.

Para recepcionar os novos alunos, o professor Taylon Carvalho, formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ministrou a aula magna com a temática “Somos construtores da nossa própria história”. O palestrante compartilhou um pouco de suas experiências na rede municipal e histórias no próprio programa no qual foi um dos professores.

Há 12 anos fora da escola, a dona de casa Ana Mara Fernandes, 34 anos, viu a oportunidade perfeita para voltar à sala de aula. “Sempre fiquei revisando conteúdo da escola em casa. Como eu vi na televisão a oportunidade desse cursinho, eu vim aqui e fiz a minha inscrição porque o meu sonho um dia é entrar na universidade e fazer o curso de Letras”. comentou a nova aluna.

Este ano o cursinho contou com mais de 500 inscrições, pessoas de regiões próximas também puderam participar do processo de seleção. É o caso de Lucas Cacry Milhomem Krikaty, estudante indígena que mora em Imperatriz em função dos estudos foi um dos ingressantes do programa. “Eu já entrei em cursos pagos e por condições financeiras tive que parar, e quando soube dessa iniciativa na UEMASUL me inscrevi e não sabia que iria conseguir, agora me sinto feliz,” destacou.