conselho universitário

CONSUN aprova resolução que rege Concurso Público e empossa novos conselheiros discentes

Três resoluções foram aprovadas pelos conselheiros e conselheiras durante a 18ª reunião extraordinária.

A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante foi a relatora das propostas. Foto: Ascom/UEMASUL

O Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) reuniu-se nesta quinta-feira (20), para a 18ª reunião extraordinária. A reunião teve início com a posse de sete novos membros e seguiu com a apresentação, discussão e votação da resolução nº 222/2022-CONSUN/UEMASUL, que teve ajustes, e que regulamenta as normas e procedimentos para contratação de professor substituto; da minuta de resolução que aprova as normas que regulamentam o Concurso Público para ingresso na Carreira de Magistério Superior e  da minuta de resolução que reajusta os valores de Bolsas e Auxílios dos diversos programas institucionais da universidade, todas aprovadas por unanimidade.

Apresentadas pela pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante, a resolução que regulamenta as normas e procedimentos para contratação de professor substituto e a minuta de resolução que rege sobre concursos públicos para ingresso na carreira de magistério superior, são ferramentas para garantir a celeridade do processo e a qualidade do ingresso de futuros docentes na universidade.

A pró-reitora falou sobre a importância da aprovação da resolução. “Esse é um marco para a instituição, uma vez que a aprovação da Resolução de ingresso na carreira do Magistério Superior da UEMASUL possibilitará o aumento do quadro docente efetivo e, consequentemente, a prestação de um serviço de qualidade que contemplará os eixos ensino, pesquisa, extensão e inovação. A gestão superior trabalhou intensamente para a aprovação dessa normativa e já se prepara para a realização de concursos públicos ainda em 2023”, explicou professora Márcia.

Novos conselheiros – Com a representação discente é possível dar voz aos estudantes dentro dos debates presentes no espaço deliberativo e, consequentemente, obter decisões e resultados que beneficiem à comunidade acadêmica.  Constitui também uma importantíssima fonte de informação para os estudantes, por meio da qual é possível tomar conhecimento de praticamente tudo o que ocorre nas instâncias superiores. É por meio dessa representação que os estudantes ficam sabendo o que acontece na universidade e têm também a possibilidade de discutir e sugerir propostas que contribuam com a universidade.

Tomaram posse seis representantes discentes dos centros de ciências da UEMASUL, sendo eles: Bruno Sousa Silva, representante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Marcos Vinicius Alves Pinto – representante do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), Filipe Carvalho Silva – representante do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Ana Clara Viana Correia – representante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), Jarete Silva Ribeiro – representante do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), James de Araújo Silva – representante do Centro de Ciências Da Saúde (CCS), e o diretor do curso de Letras, Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras, campus Estreito, professor Clemilton Alves da Silva.

Com as novas posses, o Conselho Universitário conta com representação de todos os centros de ciências da universidade. Foto: Ascom/UEMASUL

Na ocasião, a presidente do conselho, reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, deu as boas-vindas aos novos conselheiros: “Vocês não imaginam a importância de estarem aqui como representantes do corpo discente da universidade. Os seis centros de ciências estão aqui representados para que tenhamos uma participação efetiva, consolidada e para que aconteçam boas deliberações acerca das discussões aqui apresentadas”, comentou a presidente.

A Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), também apresentou uma minuta de resolução que revogou a Resolução n°163, de 31 de janeiro de 2022 – CONSUN/UEMASUL, que reajusta os valores para os programas institucionais de bolsas e auxílios dos diversos programas da instituição.

De caráter público, as próximas reuniões ordinárias do Conselho Universitário estão previstas em Calendário e serão realizadas nos dias 27 de junho, 05 de setembro e 12 de dezembro de 2023.