esportes

Comunidade acadêmica da UEMASUL recebe ginásio poliesportivo

Foi entregue à comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Região Tocatina do Maranhão (UEMASUL), na última quarta-feira (29), o ginásio poliesportivo “professor Ezaias Pereira de Souza”. O ginásio faz parte da estrutura do campus Centro e está localizada dentro da área do prédio que foi adquirido em 2021.

Com recursos do governo do Estado, por meio de indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Rildo Amaral, o ginásio passou por uma reforma geral. O novo espaço esportivo irá atender aos estudantes da UEMASUL e a toda comunidade imperatrizense, sendo sede para o desenvolvimento de  diversas modalidades esportivas, como vôlei, basquete, futsal e tênis, entre outras.

A acadêmica de Ciências Biológicas e atleta do volêi, Samira de Sousa Pereira, mostrou-se entusiasmada com o ginásio. “É uma imensa alegria recebermos um espaço nosso, onde poderemos treinar e aperfeiçoar o nosso time, não só para para o vôlei, que começa um projeto novo, mas,  para as outras categorias também. É uma forma de incentivo ao esporte é muito gratificante ver todo esse cuidado que estão tendo com a gente. Imperatriz possui poucos espaços com qualidade para a prática de esportes, e este espaço também será utilizado por toda a comunidade”.

A solenidade de entrega ocorreu durante agenda do governo do Estado, em Imperatriz, e contou com as presenças do governador em exercício, desembargador Paulo Sérgio Velten, do deputado estadual Rildo Amaral, do secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; de vereadores e lideranças políticas da região, que foram recebidos pela vice-reitora Lilian Castelo Branco, que representou a reitora Luciléa Ferreira, que está representando a UEMASUL em outro evento fora do Estado.

“Um momento de muita alegria a celebração desta conquista. Agradecemos ao amigo e deputado Rildo Amaral, que prontamente atendeu nosso pedido destinando a emenda para a reforma, e a toda equipe do governo que é sensível as questões relacionadas à educação e tem nos proporcionado muitas conquistas com a criação da UEMASUL. Com este ginásio vamos atender à comunidade acadêmica e à população em geral, incentivando a prática de esportes e fortalecendo nossos times para as competições esportivas. O esporte é essencial para qualidade de vida e um forte aliado para a saúde mental e para o bom desempenho da vida estudantil dos nossos jovens e nós valorizamos a importância disso, por isso lutamos por mais esta conquista”, ressaltou a vice-reitora.

O ginásio homenageia o professor Ezaias Pereira de Souza, que dedicou 34 anos de sua vida à educação, atuando como professor de Educação Física, na rede estadual de ensino. Laís Milhomem de Souza, filha do professor, recebeu com muito carinho a homenagem. “Sei que, de onde meu pai está, ele está muito feliz com a homenagem, pois ela enche os nossos corações de orgulho e gratidão, mas a alegria pela conquista deste espaço é muito maior! Ele lutou muito para que este dia chegasse, enquanto muitos diziam que universidades não precisavam de quadras, ele treinava os alunos em  outros espaços. Era um apaixonado pelo esporte e por tudo o que ele proporciona na formação de indivíduos. Também pelo poder da educação de transformar realidades. Receber esta honra de seu nome colocado neste ginásio é a prova de que sua semente foi plantada e hoje colhemos belos frutos”.

Durante seu pronunciamento, o governador em exercício, falou sobre a importância da educação e do respeito às diferenças. “As instituições são construídas por pessoas. A gente não consegue construir instituições eficazes se não tivermos dentro de nós pensamentos de respeito um pelo outro, de respeito pelas minorias,  de respeito pela pessoa independentemente da cor da sua pele, da diversidade de pensamentos, da orientação sexual. Temos que trabalhar com essa visão humana das coisas, e isso é fundamental para que possamos progredir. Somente a educação liberta. somente a educação emancipa. Não há outro instrumento de emancipação do ser humano que não seja por meio da educação”.

Homenagem

Ezaias Pereira de Souza, nasceu em Astorga no Paraná, veio para Imperatriz aos 25 anos. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Goiás, em Goiânia, começou a trabalhar na escola Santa Teresinha em 1979. Logo em seguida, passou em concurso público do Estado e trabalhou em diversas escolas como Centro de Ensino Graça Aranha, Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Souza, Centro de Ensino Jonas Ribeiro e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Incentivador das práticas esportivas, além das suas atividades rotineiras, o professor Ezaias promovia durante os finais de semana, na quadra da então UEMA, várias competições que envolviam os estudantes e a comunidade imperatrizense.

Sua contribuição de 34 anos para a educação e valorização da atividade física está presente em alunos, amigos, colegas professores e admiradores. Como professor de escola pública e por ter muitos alunos carentes, comprava bolas e lanches, e pedia patrocínio para uniformes e lanches para os atletas que não tinham condições financeiras para comprar. Um professor e amigo inesquecível para todos que tiveram o prazer de conviver com ele.