SALA DE IMPRENSA

CINEMA

Cine Muiraquitã indica 14 filmes para você assistir na quarentena

Convidamos os colaboradores do Cine Muiraquitã para indicar e comentar filmes que estejam disponíveis nas plataformas de streaming e montamos uma seleção especial para você assistir sem sair de casa.


Ascom UEMASUL

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), seguindo orientações do Governo do Estado, suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em todos os seus campi, medida necessária para evitar a aglomeração de pessoas no âmbito da universidade e diminuir as possibilidades de espalhamento do coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas permaneçam em isolamento social, em suas casas. Sabemos que um período de quarentena nem sempre costuma ser fácil, especialmente para quem tem rotinas que envolvem muitas atividades fora de casa.

Pensando nisso, convidamos os colaboradores do Cine Muiraquitã, cineclube que é parte do projeto de extensão Cin(e)nsino, do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos – NELLI, para indicar e comentar filmes que estejam disponíveis nas plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Google Play Filmes e Youtube. Tudo para que você não precise sair de casa. São 14 filmes de nacionalidades e gêneros diferentes.


1 – A Chegada
2016 / Estados Unidos / Direção: Denis Villeneuve

“Essa obra do diretor Denis Villeneuve proporciona uma reflexão sobre a barreira que a falta de comunicação cria entre os seres vivos (sendo eles humanos ou não), assim como nos emerge em uma maravilhosa ficção científica protagonizada por Amy Adams”.

Indicação de Joel Marques, voluntário no cineclube e aluno do curso de História da UEMASUL.

Disponível em: Netflix


2 – A Bruxa – Parte 1: A Subversão
2018 / Coréia do Sul / Direção: Park Hoon-jung

“Inicialmente parece mais um desses filmes sobre experiências estranhas do governo que não deram muito certo, até você ver ele evoluir para um clássico thriller de vingança sul-coreano. O visual, as escolhas no roteiro, a própria narrativa te deixam colado na história até o fim, pelo menos foi o que aconteceu comigo”.

Indicação de Jaquelyne de Aquino Souza, voluntária no cineclube e aluna do curso de História da UEMASUL.

Disponível em: Netflix


3 – Eu, Daniel Blake
2006 / Reino Unido / Direção: Ken Loach

“O filme acompanha um carpinteiro que, após um ataque cardíaco, tem recomendações médicas para parar de trabalhar. Tocante e reflexivo, o longa é uma denúncia da realidade dos que, acometidos pelo desemprego, precisam recorrer ao auxílio financeiro do Estado e deparam-se com as burocracias de um sistema que dificulta a todo custo o acesso à direitos”.

Indicação de Bianca Zaene, voluntária no cineclube e professora de História na rede municipal de Imperatriz.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e Youtube


4 – A Ganha-Pão
2017 / Canadá, Irlanda e Luxemburgo / Direção: Nora Twomey

“Animações sempre conseguem abordar temáticas difíceis de forma sensível e compreensível. Em um cenário não tão otimista, esse filme encoraja: “eleve as suas palavras, não a sua voz. É a chuva que faz as flores crescerem, não o trovão”.

Indicação de Alana Pinheiro, voluntária no cineclube e aluna do curso de Pedagogia da UFMA.

Disponível em: Netflix


5 – O Barato de Iacanga
2019 / Brasil / Direção: Thiago Mattar

“O documentário apresenta uma história pouco conhecida do que foi, provavelmente, um dos maiores eventos da música popular brasileira, além de chamar atenção para o incrível acervo de imagens de arquivo. É o primeiro longa do diretor Thiago Mattar e traz discussões fundamentais para o Brasil atual sobre cultura, memória e resistência”.

Indicação de Bárbara Rocha, voluntária no cineclube e estudante de História da UEMASUL.

Disponível em: Netflix


6 – Infiltrado na Klan
2018 / USA / Direção: Spike Lee

“O filme relata a história de um policial negro que introduz-se na Ku Klux Klan com a ajuda de um policial branco. É um filme sobre protagonismo negro, que mostra a resistência Black Power e a luta pelos direitos civis, fazendo um paralelo com as manifestações recentes nos EUA. Uma obra de história real, crítica e que cumpre seu papel político”.

Indicação de Erika Castro Nascimento, voluntária no cineclube e professora de História na rede municipal de Imperatriz.

Disponível em: Gogle Play Filmes e Youtube


7 – Seven – Os Sete Crimes Capitais
1995 / USA / Direção: David Fincher

“Para quem curte um filme de suspense policial instigante, Seven é uma boa pedida. Além de bem dirigido, o longa mantém o telespectador ligado do início ao fim. Ao assistir, somos inseridos aos poucos na trama, e quando nos damos conta, estamos levantando e solucionando pistas juntamente com as personagens”.

Indicação de Paula Milena Magalhães Miranda, voluntária no cineclube e graduada em História pela UEMASUL.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e Youtube


8 – Your Name / Kimi No Na Wa
2016 / Japão / Direção: Makoto Shinkai

“Essa animação realça a magia no cotidiano; vai além do esperado romance e nos faz pensar nos encontros inesperados que podem transformar pessoas e levar a desfechos imprevisíveis, mesmo quando isso parece impossível”.

Indicação de Matheus Nascimento, bolsista do Projeto Cin(e)nsino e aluno do curso de Letras da UEMASUL.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e Youtube


9 – Shirkers – O Filme Roubado
2018 / Singapura /Direção: Sandi Tan

“É um documentário que fala sobre a produção de um filme feito por duas garotas e um homem misterioso, em Singapura, em 1992. O rapaz rouba as filmagens e 20 anos depois a diretora embarca em uma odisseia em busca de recuperar o material”.

Indicação de Jéssica Oliveira de Souza, voluntária no cineclube e aluna do curso de História da UEMASUL.

Disponível em: Netflix


10 – Como Nossos Pais
2017 / Brasil / Direção: Laís Bodanzky

“O filme traz discussões extremamente necessárias ao retratar as pressões familiares que geram culpa nas mulheres e como isso interfere no processo de autoconsciência, além de abordar temas como machismo, monogamia e liberdade sexual”.

Indicação de Jarleane Militão, colaboradora no cineclube e estudante do Ensino Médio.

Disponível em: Netflix


11 – Joy
2018 / Áustria / Direção: Sudabeh Mortezai

“O filme retrata histórias reais e atuais, nas quais mulheres nigerianas são levadas de seu país para serem obrigadas a se prostituirem em troca de moradia e dinheiro. Histórias comoventes da realidade cruel que elas tem que enfrentar em outro país, resistindo a preconceito, estupro e pobreza”.

Indicação de Hábner Gabriel, colaborador no cineclube e estudante do Ensino Médio.

Disponível em: Netflix


12 – Assunto de Família
2018 / Japão / Direção: Hirokazu Koreeda

“Assunto de Família traz um recorte sobre uma família pobre japonesa que, no seu dia-a-dia, furta alimentos e objetos em mercados a fim de se sustentarem. Um dos filmes com mais afeto que já vi. É incrível como Koreeda nos põe frente a um dilema moral sobre crime, necessidade e laços afetuosos”.

Helyab Gabriel Chaves bolsista do Projeto Cin(e)nsino e aluno do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e Youtube


13 – Aquarius
2016 / Brasil / Direção: Kleber Mendonça Filho

“O filme escancara a torpeza do modus operandi do capital. Não importa a memória, a história, a vida. Só o dinheiro tem valor. Há aqueles que se dispõem a serem instrumentos desse modo de viver e estar no mundo, e há os que demonstram que é possível manter a dignidade do bem viver com ética e justiça”.

Indicação de Nice Rejane Oliveira, coordenadora do Cine Muiraquitã, produtora cultural e professora de História na rede estadual.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e Youtube


14 – Lagaan: A Coragem de Um Povo
2001 / India / Direção: Ashutosh Gowariker

“É o momento propício para conhecer o cinema de Bollywood. 3h e 43 minutos de muito drama, recheado de números musicais, um empanturramento de melodramas, inúmeras danças, lágrimas… imperdível! Não tem vírus que resista. Mergulhe nesta aventura impagável”.

Indicação de Gilberto Freire de Santana, professor do curso de Letras e coordenador do Projeto Cin(e)nsino, do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos – NELLI, da UEMASUL.

Disponível em: Netflix


Assista o trailer de todos os filmes abaixo:


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.