conectando ideias

Campus Açailândia promove III Semana de tecnologia e inovação

Durante a semana, serão realizadas palestras, mesas-redondas, workshops e apresentação, com o objetivo de disseminar conhecimentos a respeito das novas tecnologias de diversas áreas científicas.

Estudantes de várias instituições participaram da solenidade de abertura, Foto: Ascom/UEMASUL.

Teve início nesta quarta-feira, 27, a III Semana de tecnologia e inovação de Açailândia com o tema “Conectando ideias e soluções por meio do ecossistema de inovação”. O evento é organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) e o Ecossistema de inovação de Açailândia, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Açailândia, Faculdade Vale do Aço (FAVALE), Universidade Aberta do Brasil (UAB) polo Açailândia, Sebrae, Senai e Senac, Associação comercial de industrial de Açailândia, Civirmita jr, Inovadm jr e Idex soluções digitais. São 700 inscritos estudantes , 46 submissões de trabalhos e 43 trabalhos aprovados para apresentações.

A  solenidade de abertura contou com a presença da Gestão superior da UEMASUL. A reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves reafirmou a importância da inovação, junto com pesquisa, o ensino e a extensão. “A inovação está em implementação na UEMASUL a partir do NIT e das incubadoras. Já temos alguns projetos aprovados na FAPEMA. A semana de ciência e tecnologia é um espaço para se aprender mais sobre inovação e perceber que inovação não é algo difícil e que pode ser produzida na universidade em todas as áreas”.

A reitora da UEMASUL, em sua fala de abertura, reafirmou a importância da inovação para a sociedade. Foto: Ascom/UEMASUL.

O principal objetivo da Semana de tecnologia é divulgar a importância das inovações tecnológicas e a cultura de inovação, de forma gratuita, nos setores da Administração, Engenharias, Gestão Ambiental, Matemática, Pedagogia e áreas afins, da região Tocantina. O acadêmico Marcos Vinicius Alves Pinto, do curso Ciências Naturais, campus Estreito falou animado sobre a primeira noite. “É  primeira vez que participo de um evento em Açailândia, a recepção está sendo ótima. Estou com boas expectativas e tenho gostado de todas as propostas que foram apresentadas até agora”.

O diretor do Centro de Ciências Humanas Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), professor Bruno Lucio Meneses Nascimento destacou a importância das parecerias para a realização do evento. “O que destacamos nesta terceira edição são as parcerias, que são muito importantes para a realização da logística da Semana de tecnologia. Esse evento já entrou para o calendário acadêmico das instituições de ensino de Açailândia, inclusive esse é o primeiro passo para montarmos o nosso ecossistema de inovação, que é um movimento  para fomentar a inovação dentro da cidade, formado por todas as instituições de ensino”.

Os professores Geraldo Pimentel e Antônio de Vasconcelos conduziram o talk: “Propriedade intelectual e patentes”. Foto:Ascom/UEMASUL.

A III Semana de Tecnologia e Inovação tem os apoios da gráfica GDL, hotel Remanso, porto do Itaqui, Equatorial energia, Infodesign, malharia União, cimento Açaí, Franco engenharia e geotécnica, AVB- aço verde do Brasil e gráfica Unidigital. A programação segue até sexta-feira (29), serão realizadas palestras, mesas-redondas, workshops, apresentação de trabalhos acadêmicos, talks, mentorias e do desenvolvimento de soluções para empresas maranhenses, públicas e privadas por meio do ideathon, mostra científica das escolas do ensino básico, minicursos, lançamento dos Anais da III Semana de tecnologia e inovação de Açailândia e premiações.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.