Maranhão do futuro

Campus Açailândia promove II Semana de Tecnologia e Inovação

O evento teve as parcerias da Faculdade Vale do Aço (FAVALE) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Açailândia.

Durante toda a semana, serão realizadas palestras, mesas-redondas, workshops e apresentação de trabalhos acadêmicos, com o objetivo de disseminar conhecimentos a respeito das novas tecnologias de diversas áreas científicas. Foto: Ascom/UEMASUL.

As atividades da II Semana de Tecnologia e Inovação (STI) iniciaram nesta segunda-feira (08) com realização de uma palestra que discutiu sobre “Gestão da Inovação e o Maranhão do Futuro”, conduzida pelos palestrantes Luiz Vinícius Muniz Cantanhede, Superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão; e José Geraldo Pimentel Neto, coordenador de Criação e Inovação da UMASUL. A semana é organizada pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia.

A abertura do evento contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes, pró-reitores da UEMASUL, diretor comercial da  FAVALE, Marcos Paulo Andrade, diretor do IFMA Açailândia, José Werbet Ferreira, secretário Municipal de Indústria e Comercio, Claudenir Viegas, representantes do terceiro setor e do setor empresarial.

Para a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, as discussões da Semana de Tecnologia contemplam os objetivos da instituição. “A importância deste evento se dá no sentido da necessidade de implantarmos a inovação na universidade e essas discussões setoriais, por centros são pertinentes, neste período que estamos vivendo, em busca de resolução de problemas em nível de cidade, em nível de ensino, por meio da inovação. A UEMASUL não pode se furtar a essa discussão e a semana de tecnologia contempla os objetivos da própria instituição para a temática da inovação”.

Durante toda a semana, até sexta-feira (12), serão realizadas palestras, mesas-redondas, workshops e apresentação de trabalhos acadêmicos, com o objetivo de disseminar conhecimentos a respeito das novas tecnologias de diversas áreas científicas e divulgar a importância das inovações tecnológicas na sociedade, a partir de temas que envolvem atividades de ciências, tecnologia e inovação. Cerca de 300 estudantes participarão das atividades durante toda a semana. Aproximadamente 60 trabalhos foram inscritos e 43 serão apresentados.

O diretor do CCHSTL, professor Bruno Lucio Meneses Nascimento falou sobre a importância das discussões. “A semana de Tecnologia e Inovação é um marco importante para nossa cidade. Aqui estaremos discutindo algumas inovações, novos negócios, realizando workshops para criação de ideias. O evento está sendo o pontapé inicial para criarmos um pacto para inovação, que será assinado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, IFMA, FAVALE, UEMASUL, Associação Comercial e Industrial de Açailândia, e outras instituições com a finalidade de desenvolver essa cultura da inovação”.

O acadêmico Diego Freitas de Souza afirmou que as atividades oportunizam experiências. “A semana de tecnologia e inovação é uma oportunidade de mostrarmos nossos trabalhos nas diversas áreas e apresentarmos para a sociedade. É o momento ainda de falarmos dos nossos cursos e estimularmos os jovens a cursarem o ensino superior da UEMASUL. A tecnologia vem evoluindo em várias áreas, especificamente no meu curso de Engenharia Civil e iremos discutir essas inovações”.

A II Semana de Tecnologia e Inovação tem as parcerias da Faculdade Vale do Aço (FAVALE) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Açailândia e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Maranhão (SEBRAE-Açailândia), Grupo Voitto e prefeitura municipal de Açailândia.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.