27/09/2023

III Semana de Tecnologia e Inovação de Açailândia: conectando ideias e soluções por meio do ecossistema de inovação

A semana de tecnologia tem os objetivos de aproximar pesquisadores-docentes e estudantes de níveis superior e médio-técnico do país com a região de Açailândia e mostrar a importância de se discutir tecnologia e inovação.

O Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizará de 27 a 29 de setembro de 2023, a III Semana de tecnologia e inovação de Açailândia: conectando ideias e soluções por meio do ecossistema de inovação. O evento será desenvolvido em três instituições: UEMASUL – campus Açailândia, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – campus Açailândia e Faculdade Vale do Aço (Favale).

As inscrições já estão abertas e são gratuitas para ouvintes até o dia 26 de setembro; para submissões de trabalhos o valor é R$ 30,00 até dia 21 de agosto; para workshops e minicursos o valor é de R$ 20,00 até dia 21 de agosto.

A semana de tecnologia tem os objetivos de aproximar pesquisadores-docentes e estudantes de níveis superior e médio-técnico do país com a região de Açailândia, mostrar a importância de se discutir tecnologia e inovação para a vida de cada um e para o desenvolvimento da sociedade, compartilhar experiências vividas pelos discentes, docentes, empresários e sociedade de modo geral, mostrar resultados inovadores desenvolvidos em outros estados, gerar publicações de resumos expandidos na modalidade oral com ISBN e DOI, apresentar soluções específicas para problemas reais apresentados por empresas locais, regionais e nacionais por meio do Ideathon interinstitucional e identificar potenciais profissionais para o quadro de colaboradores das empresas públicas e privadas.

São parceiros  do evento: secretaria municipal de Educação de Açailândia; prefeitura municipal de Açailândia, Sebrae-Maranhão, Faculdade Vale do Aço, IFMA – campus Açailândia, Associação Comercial de Industrial de Açailândia e UAB – polo Açailândia.

Data | 27 a 29 de setembro de 2023

27/09 (quarta-feira)

17h | Credenciamento

19h | Solenidade de abertura.

19h15 | Talk de abertura: Propriedade intelectual e patentes.

20h30 | Apresentação das equipes do Ideathon.

Local: Auditório da FAVALE

21h| Atividade cultural.

28/09 (quinta-feira)

09h| Mostra científica das escolas do ensino básico de Açailândia.

14h| Realização de minicursos.

19h| Apresentações em banners.

29/09  (sexta-feira)

15h| Mesa-redonda: Tecnologias sociais.

16h30| Pitch das soluções do Ideathon (UEMASUL, UEPA, IFPI, UFC, FAVALE e IFMA).

17h30| Lançamento dos Anais da III Semana de tecnologia e inovação de Açailândia – Premiações.

18h| Atividade cultural/encerramento.