CURSINHO POPULAR

Abertas as inscrições para o Cursinho Popular da UEMASUL

O Cursinho Popular possibilita o acesso de jovens e adultos em situações de vulnerabilidade social à educação superior.

Alunos do Cursinho Popular durante aula preparatória para o PAES 2019. Foto: ASCOM UEMASUL

O Cursinho Popular é um programa de ações de extensão da UEMASUL. Criado em 2017, o programa, sem fins lucrativos, promove o desenvolvimento de ações inclusivas,  possibilitando o acesso de jovens e adultos em situações de vulnerabilidade social, à educação superior.

De acordo com o coordenador de Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), Edelblan Conrado, o projeto é uma ação de ensino popular, com o objetivo de contribuir na formação crítica de jovens e adultos, democratizando o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. “A ideia é que os acadêmicos dos cursos de licenciatura da UEMASUL tenham uma experiência em sala de aula, preparando os estudantes do Cursinho Popular. Então, é um projeto relevante que visa preparar os estudantes para que tenham êxito na realização de vestibulares, seja para o PAES, concorrendo aos cursos da UEMASUL ou para o ENEM.”, afirma.

Na seleção para as 100 vagas disponibilizadas pelo Cursinho Popular, terão prioridade os estudantes em condições de vulnerabilidade social, de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares. O acadêmico do curso de Engenharia Agronômica da UEMASUL, Acássio Luis Sousa Soares conseguiu uma vaga ano passado no Cursinho Popular, que possibilitou seu ingresso no ensino superior. “É muito importante para a sociedade o projeto, pois de certo modo, incentiva as pessoas que não têm condições de pagar um cursinho particular a não pararem de estudar, e assim buscarem seus sonhos de ingressar no ensino superior. Sou muito grato ao Cursinho Popular, à coordenação e principalmente aos mestres de turma por me ajudarem a conseguir a tão sonhada vaga na universidade”, ressalta.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer à Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS), Campus Imperatriz, munidos das originais e cópias dos documentos pessoais, de um comprovante de renda, além do preenchimento do formulário de inscrição e responder um questionário socioeconômico até o dia 11 de março de 2019. As aulas têm previsão de iniciar no dia 8 de abril.

Processo seletivo para tutores

A UEMASUL divulga também o edital nº 05/2019 destinado à seleção de tutores para o Cursinho Popular. Serão disponibilizadas 13 vagas para os acadêmicos dos cursos de licenciatura da instituição, contemplando as áreas de Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

O processo seletivo busca proporcionar aos estudantes da UEMASUL um espaço de aperfeiçoamento da prática pedagógica, por meio de estágios supervisionados no Cursinho Popular.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de março de 2019. A entrega da documentação é até 15 de março, no horário de 08h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 20h na Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE), Campus Imperatriz, localizado na rua Godofredo Viana, 1300 – Centro.

Confira o edital completo e os documentos necessários.