memória

UEMASUL recebe primeira reunião geral do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz

O órgão protagoniza o resgate da memória imperatrizense por meio de pesquisas e de publicações.

O instituto propõe a criação e difusão de conhecimentos relacionados à memória de Imperatriz. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, UEMASUL foi o cenário escolhido para sediar a primeira reunião geral do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI), fundado em 27 de maio, com o objetivo de fortalecer e valorizar iniciativas que preservam a memória a história e a cultura da cidade.

O instituto é composto por 40 membros, entre pesquisadores, jornalistas, historiadores, geógrafos e literários. Durante a reunião, foram abordadas diversas questões pertinentes ao desenvolvimento do instituto. Entre elas, estavam os avanços na documentação inicial, a busca por uma sede própria e a formalização do Conselho de Patrimônio Natural e Cultural de Imperatriz.

A presidente do órgão, professora e jornalista Roseane Arcanjo, ressaltou a importância dessas pautas: “É fundamental que possamos preservar e tomar ações concretas tanto em relação aos prédios históricos, que são parte material da nossa memória, quanto ao patrimônio natural, que não pode ser materializado, mas é de extrema importância para a memória da cidade”.

O vice-presidente do IHGI, professor Jessé Cutrim, do curso de História da UEMASUL, realizou um resgate histórico durante a ocasião, destacando a relevância do prédio onde a reunião ocorreu: “Este edifício é parte da história e contribuiu para a construção da educação superior na cidade. Por essa razão, iniciamos nossa reunião aqui. Faremos visitas a vários outros locais para garantir que esses espaços, que consideramos patrimônio, possam ser acessados e apropriados pelas pessoas”.

A iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz representa um passo significativo para a preservação da memória local, incentivando pesquisas, publicações e ações concretas que valorizem o patrimônio cultural e histórico da cidade. A parceria entre a UEMASUL e o instituto fortalece a conexão entre academia e comunidade, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento e a difusão do conhecimento sobre a história de Imperatriz.