Encontro

UEMASUL participa de Fórum Nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

O encontro aconteceu em Manaus e discutiu o papel estratégico das instituições estaduais na pesquisa e na pós-graduação.

O fórum reuniu representantes de instituições que atuam na promoção e defesa da pesquisa e pós-graduação, tecnologia e inovação.

Representada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPGI), Alisson Oliveira, a Universidade Estadual da Regiao Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participou entre os dias 3o de agosto e 02 de setembro, da reunião anual do Fórum Nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP).

O evento foi organizado pela Universidade do Estado do Amazonas e reuniu na capital do Estado, Manaus, representantes de instituições que atuam na promoção e da defesa da pesquisa e pós-graduação, tecnologia e inovação. Segundo a organização do evento, as universidades estaduais brasileiras representam quase 50% do atendimento no ensino superior, e na pós-graduação, em torno de 30%.

O encontro aconteceu em Manaus e discutiu sobre o papel estratégico das instituições estaduais na pesquisa e na pós-graduação

O encontro teve o objetivo de identificar as necessidades nacionais e regionais nas áreas de foco, propondo políticas para agências de fomento. Para Alisson, a participação da UEMASUL em eventos como estes é fundamental, uma vez que o fórum é oportuno para a troca de experiências e para conhecer como outras instituições de estruturas semelhantes trabalham no fortalecimento dos seus cursos e nas políticas institucionais voltadas para a pesquisa e pós-graduação.

“Nossa participação possibilita trocas de experiências com outras universidades estaduais e aproximação com os gestores da CAPES e FINEP. Isso amplia a possibilidade de parcerias na criação de programas stricto sensu em rede, programas de qualificação profissional Minter e Dinter, contribuindo para a criação de políticas que visam o crescimento e consolidação da pesquisa e pós-graduação na UEMASUL” – afirmou Allison, ao ressaltar que que esta é a primeira vez que a UEMASUL participa de um fórum de pró-reitores das universidades estaduais.

Sobre o Foprop

O fórum surgiu em 1985 e tem como missão assessorar a concepção, o planejamento, a organização, o desenvolvimento e a execução de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no país, colaborando com as associações de dirigentes universitários e com as instituições de fomento e apoio ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação.