reconhecimento

Reitora Elizabeth Nunes Fernandes recebe Honra ao Mérito Científico-Tecnológico no Prêmio Fapema 2021

O Prêmio FAPEMA é o concurso científico mais importante do estado, e tem como objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Elizabeth Nunes Fernandes, recebeu, na noite desta quinta-feira (02), a placa de homenagem de Honra ao Mérito Científico-Tecnológico, conferida pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A honraria é uma forma de reconhecimento às contribuições prestadas pela professora Elizabeth ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Maranhão.

A homenagem foi concedida durante a 16ª edição do Prêmio FAPEMA, que neste ano teve como tema “Mulheres Cientistas do Maranhão” e homenageou as pesquisadoras Ana Angélica Macêdo, do IFMA; Luciane Brito (em memória) e Zafira de Almeida, da UEMA. Além da professora Elizabeth, receberam também a placa de Honra ao Mérito as pesquisadoras Teresa Cristina Rodrigues dos Santos Franco, da UFMA; Rita de Maria Seabra Nogueira, da UEMA; Natilene Mesquita Brito, do IFMA e Ceci Nunes Carvalho, do CEUMA.

Além da homenagem de Honra ao Mérito, a FAPEMA concedeu à UEMASUL, UEMA, UFMA e IFMA, a homenagem de reconhecimento e agradecimento pelas ações de colaboração das instituições nos acordos com a Fapema para o fortalecimento da iniciação científica no estado.

“Foi com muita alegria e também com muita surpresa que recebi a homenagem de Honra ao Mérito. A homenagem foi conferida a mim, mas quero dizer que ela se estende à toda a Gestão Superior da nossa universidade e à toda a comunidade acadêmica da UEMASUL. É o reconhecimento do trabalho que fizemos ao longo dos últimos cinco anos, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação na Região Tocantina, expandindo e democratizando o acesso ao ensino superior, porque é dentro dos muros da universidade que se produz a ciência, a inovação que reverbera e impacta na vida das pessoas, na sociedade”, destacou de forma emocionada a Reitora Elizabeth.

Promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, o Prêmio FAPEMA é o concurso científico mais importante do estado, e tem como objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de pesquisadores, inventores e jornalistas que tiveram e têm atuação de destaque.

Neste ano, o Prêmio Fapema retornou ao seu formato tradicional, realizado de forma presencial no Teatro Arthur Azevedo. Foto: Ascom/UEMASUL.

Após ter a edição de 2020 realizada de forma remota, em decorrência da pandemia da Covid-19, a 16ª edição do Prêmio Fapema retornou neste ano ao seu formato tradicional, realizada de forma presencial no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís. Ao todo, 52 pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento e Instituições de Ensino Superior subiram ao palco do Teatro para receber os troféus do Prêmio FAPEMA 2021, nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial FAPEMA.

Além da Reitora Elizabeth Nunes Fernandes, estiveram presentes na premiação as Pró-reitoras, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professora Maria da Guia Taveiro Silva; de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Regina Célia Costa Lima; de Planejamento e Administração, professora Sheila Elke Araújo Nunes e a Assessora de Assuntos Internacionais, professora Edna Souza Cruz.

Assista a íntegra do Prêmio FAPEMA 2021

Texto e fotos: Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.