Professor da UEMASUL publica artigo na “Revista Administração: Ensino e Pesquisa”

O periódico é uma das principais revistas sobre Ensino e Pesquisa na área de Administração no Brasil.

A RAEP é o primeiro periódico acadêmico brasileiro que busca difundir o estado da arte do ensino e da pesquisa em Administração, publicada pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). Foto: Arquivo Ascom/UEMASUL.

A Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), uma das principais revistas sobre Ensino e Pesquisa na área de Administração no Brasil, publicou o artigo “Nosso caso para ensino foi rejeitado. O que faltou?”, elaborado pelo professor da disciplina de Empreendedorismo do curso de Administração da UEMASUL, Lourival Ribeiro Chaves Júnior; pela professora do programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás, Maria Salete Batista Freitag; e pela professora doutoranda no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás, Fernanda Paula Arantes.

O artigo é fruto de uma experiência que o professor Lourival Ribeiro Chaves Júnior teve com outro artigo sobre um caso de ensino que foi rejeitado ao ser enviado para uma revista. Segundo o professor, o artigo teria sido melhorado e rejeitado novamente em uma segunda tentativa de publicação. “As contribuições dos revisores juntamente com a rejeição nos ensinaram muito sobre esse tipo de texto científico. Foi quando um dos autores comentou que poderíamos escrever um artigo sobre essa experiência. O outro artigo, que foi rejeitado duas vezes, foi aceito, e em breve será publicado”, contou Lourival.

As 22 páginas do artigo respondem à pergunta do título: “Nosso caso para ensino foi rejeitado. O que faltou?”. O objetivo do artigo é evidenciar e discutir o que motivou a rejeição de um caso para ensino. A discussão do artigo tem como referência os posicionamentos dos revisores diante das falhas que motivaram a rejeição, buscando um diálogo com a literatura, expressando o aprendizado dos autores, tornando o processo um ambiente com possibilidade de ensinamentos.

O professor falou ainda sobre a experiência da sua primeira contribuição como pesquisador/professor da UEMASUL. “Este artigo representa muito para mim, como coautor, pois foi a partir de duas rejeições, que tivemos não apenas um artigo aprovado, mas, dois. Então, quando a vida te dá “nãos” espera que logo mais vem coisa melhor. Também exigiu muita coragem escrever sobre nossos erros. Gosto muito deste artigo também, pois enquanto pesquisadores escrevem sobre como escrever casos de ensino aceitáveis, escrevemos sobre as falhas que tivemos que resultaram em rejeição”, comentou.

A RAEP é o primeiro periódico acadêmico brasileiro que busca difundir o estado da arte do ensino e da pesquisa em Administração. Publicada pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), a revista tem o objetivo de difundir o estado da arte do ensino e da pesquisa em Administração, oportunizando a apresentação em forma de artigos, teorias, modelos, pesquisas e retrospectivas que abordem o processo de ensino-aprendizagem e intensifiquem o aprendizado para a comunidade acadêmica composta por estudantes, professores, pesquisadores e gestores acadêmicos de cursos e programas em Administração.

O download  do artigo “Nosso caso para ensino foi rejeitado. O que faltou?” está disponível no site da RAEP.