Mostra das profissões

Cerca de 5 mil pessoas visitam a Mostra das Profissões da UEMASUL

Um dos pontos altos da programação foram as apresentações do grupo Ciência em Show.

Turma do ensino médio visitaram evento para esclarecer dúvidas de qual carreira seguir e aprender um pouco mais sobre ciência.

Estudantes participam de programação que conta um pouco do universo científico e profissional da instituição. Foto: Ascom/UEMASUL.

Realizada com o apoio do Governo do Estado, da Unidade Regional de Educação e do Imperial Shopping, a primeira Mostra das Profissões da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), apresentou de forma dinâmica os cursos de graduação ofertados pela instituição. O evento teve como público alvo estudantes, em especial os alunos de escolas de ensino médio, apresentando um pouco da vivência universitária e tirando dúvidas que ajudaram os visitantes a entender melhor cada profissão.

A Mostra das Profissões contou com estandes dos cursos, e a programação incluiu palestras e oficinas voltadas para orientação vocacional e opção profissional, relacionadas às habilidades e vocações dos estudantes presentes. “Nós avaliamos com êxito máximo a realização da Mostra das Profissões da UEMASUL, tanto pela qualidade do que a universidade apresenta para a sociedade, para o público, para os estudantes, como pela presença do público, com a presença inclusive de outras instituições de ensino superior que vieram prestigiar o evento”, afirmou Eldelblan Conrado, chefe da Divisão de Acesso e Permanência Estudantil. Segundo a estimativa da organização, mais de 5 mil pessoas visitaram a feira nestes dois dias.

Um dos pontos altos da programação foram as apresentações do grupo Ciência em Show, que viaja todo o Brasil ensinando ciência de maneira descomplicada e descontraída. O visitante Marcos Antônio, que esteve na última noite do evento, achou os experimentos apresentados pelo grupo interessantes e com muito bom-humor. “A organização está de parabéns, tanto pela estruturação do ambiente, quanto pela atração convidada”, concluiu.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de receber várias orientações para fazerem a opção correta no momento da escolha do curso. “Bem interessante porque os alunos têm várias explicações e tiram todas as nossas dúvidas e mostram coisas novas pra gente também”, afirma Carla Jaqueline dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

“A nossa primeira mostra superou nossas expectativas, recebemos muitos alunos em todos os horários. Os estudantes participaram das palestras e a presença do Ciência em Show acabou abrilhantando ainda mais o evento. O nosso objetivo era que as crianças e adolescentes vissem os experimentos e se interessassem”, explica a professora Iane Paula Rego, Coordenadora de Sustentabilidade e Integração Social.

Segundo a reitora da UEMASUL, Elizabeth Nunes Fernandes, o evento mostrou para a sociedade o quanto a instituição é produtiva e dinâmica. “É a primeira Mostra de Profissões que a UEMASUL promove, e fizemos a escolha do shopping por ser um espaço muito mais voltado para os jovens, saindo dos muros da universidade, trazendo as oportunidades e potencialidades da UEMASUL. Tivemos um grande êxito durante os dois dias do evento”, concluiu a reitora.