bodas de lã

UEMASUL: sete anos de crescimento e de conquistas

Criada pelo ex-governador Flávio Dino a partir da Lei nº 10.525, sancionada no dia 3 de novembro de 2016, a UEMASUL completa 7 anos de fundação.

Atualmente, em sua estrutura a UEMASUL possui cinco prédios, que serão expandidos com construções de novas instalações. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) celebra sete anos de existência, marcados pelo crescimento constante e inúmeras realizações. Nos últimos dois anos, a instituição consolidou seu compromisso com a excelência educacional, fortalecendo ainda mais sua posição de destaque no cenário acadêmico regional.

Nesse período, a UEMASUL empreendeu investimentos significativos em sua infraestrutura. A reforma do novo prédio de ensino em Imperatriz, que abriga também o novo ginásio poliesportivo, e mais um moderno auditório; assim como a construção do aguardado restaurante universitário e do herbário, são exemplos visíveis do compromisso da universidade em proporcionar um ambiente de aprendizado completo e de qualidade para seus alunos.

A estrutura física da universidade está em constante crescimento, além das obras entregues e as que estão em construção, já estão em andamento outros três processos para a construção do hospital veterinário, expansão do campus Açailândia, com a construção de um novo prédio e a implantação do Centro de Ciências da Saúde, em Imperatriz.

Enquanto a UEMASUL celebra sete anos de existência, a reitora da universidade destaca o papel fundamental da comunidade acadêmica. “Nós acreditamos que todas essas realizações são fruto do trabalho árduo de nossa gestão, nossos servidores e acadêmicos, associado ao apoio do Governo do Estado, porque todos a sua maneira e dentro do que lhe compete, estão de dedicando para termos uma UEMASUL melhor a cada dia”, afirma a reitora Luciléa Gonçalves.

O programa Caminhos do Sertão oferta os cursos de licenciaturas em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática. Foto: Ascom/UEMASUL.

Por meio do programa “Caminhos do Sertão” a UEMASUL abriu novas oportunidades para estudantes do interior do Maranhão. Com a oferta de mais cinco cursos de licenciatura, em quatro cidades, a universidade promove maior acessibilidade à Educação Superior, com impacto direto no Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a formação de novos professores.

A universidade também expandiu suas ofertas acadêmicas com a abertura do curso de Direito no campus Estreito em 2023 e o início do curso de Direito em Açailândia em 2022, consolidando sua posição como referência na área dos cursos de bacharelado também.

Em seus sete anos, a universidade já formou mais de 1850 profissionais. Atualmente, são ofertados 24 cursos de graduação, contemplando 22 municípios da área de abrangência da universidade, com mais de 2.500 estudantes matriculados. A universidade dispõe ainda de um mestrado e três cursos de especialização em andamento, além de outros cinco cursos de pós-graduação já concluídos.

A criação do Estatuto da Universidade, do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e regulamentos internos fortalecem sua governança e estabelece diretrizes sólidas para o futuro. A conquista de nota quatro na avaliação do Conselho Estadual de Educação reflete seu compromisso com a excelência, a partir do recredenciamento dessa IES, em 2022.

O recredenciamento institucional é a renovação da autorização de funcionamento da universidade. Neste processo, a UEMASUL conquistou o conceito 4, na escala de 1 a 5. Foto: Ascom/UEMASUL.

No mesmo ano, foi criada a pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil, e cinco categorias de auxílios estudantis para os acadêmicos em situação de vulnerabilidade econômica, enfatizando o compromisso da instituição com o apoio e o bem-estar dos estudantes. A UEMASUL oferta mais de 1600 bolsas e auxílios, que contemplam mais de 900 alunos, sendo uma das universidades públicas que mais destina recursos financeiros per capita no país.

“O Programa de Iniciação Científica, assim como a educação, abre portas e ajuda o aluno a alcançar locais que antes ele não conseguiria chegar. A UEMASUL representa muito isso, a partir dos programas de extensão, iniciação científica, iniciação à docência, colabora para que você se desenvolva como estudante, como pesquisador, como pessoa e professor, que é a nossa área de atuação”, destacou o acadêmico do oitavo período do curso de Matemática, Filipe Carvalho, bolsista há três anos.