reamec

UEMASUL renova convênio com a Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática

A renovação do convênio foi analisada e discutida durante a 30ª reunião ordinária do Conselho Universitário. A UEMASUL integra a Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC) desde setembro de 2019.

A admissão de uma ou mais turmas ao Programa terá o período determinado em editais próprios publicados pelo Colegiado. Foto: Ascom/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) renovou o convênio de cooperação técnica, didática e científica celebrado entre as instituições de ensino superior da Amazônia Legal visando a manutenção e fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC).

A renovação do convênio foi analisada, discutida e aprovada durante a 30ª reunião ordinária do Conselho Universitário, realizada no último dia 27 de junho. A UEMASUL integra a Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC), desde setembro de 2019, juntando-se a outras 29 universidades da Amazônia Legal Brasileira. O convênio tem duração de cinco anos, contados a partir da data da sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por interesse das partes.

O Convênio prevê a cooperação acadêmica e o intercâmbio técnico, científico, cultural e tecnológico entre as Instituições de Ensino Superior (IES) associadas da Amazônia Legal Brasileira, por intermédio REAMEC, visando a manutenção e fortalecimento do PPGECEM, com o objetivo de formar recursos humanos, em nível de doutorado, para atuar na pesquisa, na docência e na formação de professores, na área de Educação em Ciências e Matemática, que contribuam para a produção de novos conhecimentos, para a melhoria do ensino e da aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento da Região Amazônica.

Para o pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira, o programa é mais uma importante iniciativa da universidade. “Para pensar e praticar uma educação de qualidade temos que de imediato promover ações voltadas aos professores. Para tanto, os programas já realizados pela UEMASUL, como o que concede bolsa de Estudos para que o professor curse o doutorado, bem como a efetivação de convênios para realização de Programa de Doutorado Interinstitucional são importantes. Diante disso, o convênio com a REAMEC é mais uma iniciativa da universidade, visando o aperfeiçoamento de nosso corpo docente e, consequentemente, das possibilidades relacionadas à pesquisa, inovação, ensino e extensão”.

A admissão de uma ou mais turmas ao Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM-REAMEC terá o período determinado em editais próprios publicados pelo Colegiado do Programa. Poderão inscrever-se para a seleção portadores de título de mestre na área ou áreas afins relacionadas ao programa e reconhecidas pela Capes e fazer parte do quadro efetivo de professores das instituições. O processo de seleção será eliminatório e classificatório, composto de prova escrita, apresentação e defesa do projeto de pesquisa e análise do Curriculum Vitae.

“Com o objetivo de ofertar vagas à nível de Doutorado, o programa é destinado a professores que atuam nas instituições conveniadas, professores cujas pesquisas se realizam nas áreas de Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Física e Química) e de Matemática, sendo aberta a possibilidade de ingresso de professores que atuam em outras áreas, como Pedagogia e Geografia, mas que se interessam por linhas de pesquisa do Programa”, informou o pró-reitor.

Fazem parte do REAMEC as instituições: Universidade estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Federal do Tocantins (UFT)¸ Universidade Federal do Oeste do Pará  (UFOPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins  (IFTO), Centro Universitário Nilton Lins (UNINILTON/AM), Universidade do CEUMA/MA (UNICEUMA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Editora e Distribuidora Educacional S/A (UNIC).

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação – UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.