sustentabilidade

UEMASUL realiza Simpósio de industrialização da madeira

Os processos de industrialização da madeira são fundamentais para a economia e a sustentabilidade ambiental, garantindo maior qualidade e durabilidade dos produtos.

O engenheiro de produção da empresa Suzano, Renan Cunha da Cruz, falou sobre “Indústria de celulose e papel”. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nesta quinta-feira, 15, foi realizado o Simpósio de industrialização da madeira, organizado pelo Centro de Ciências Agrarias (CCA), por meio do curso de Engenharia Florestal, de forma híbrida. O evento teve os objetivos de fomentar o conhecimento, promover a proatividade e o trabalho de organização em grupo dos discentes da disciplina de Industrialização de produtos florestais. Além dos acadêmicos da UEMASUL, participaram presencialmente, estudantes do curso técnico de Florestas, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Açailândia e de outras instituições, de forma oline.

O professor do curso de Engenharia Florestal e idealizador do evento, Joabel Raabe, falou sobre a importância do simpósio para os futuros profissionais. “Mais importante do que divulgar essa atividade é mostrar a importância dessa cadeia produtiva dentro do setor da engenharia florestal, que é amplo. É um setor que trabalha em diversas vertentes e uma delas é a industrialização de produtos florestais. Hoje, estamos trabalhando com três temas: cadeia produtiva do carvão vegetal; cadeia produtiva de celulose e papel; e cadeia produtiva de painéis reconstituídos de madeira, que julgo como os três mais importantes e que fazem a diferença na economia nacional”.

A primeira palestra: “Indústria de painéis reconstituídos de madeira”, foi proferida pelo engenheiro florestal, José Benedito Guimarães Júnior. A segunda palestra: “Indústria de carvão vegetal” foi realizada pelo engenheiro florestal Thiago de Paula Protásio e a última palestra da manhã “Indústria de celulose e papel” foi proferida pelo engenheiro de produção, Renan Cunha da Cruz.

Estudantes do curso técnico Florestas do IFMA, campus Açailândia prestigiaram o simpósio. Foto: Ascom/UEMASUL.

Para a estudante do curso técnico Florestas do IFMA, Mariana Silva do Nascimento, o simpósio agregou valores e conhecimentos. “Eu estou aprendendo muito, e eventos como esse ajudam a tirar muitas dúvidas relacionadas aos nossos estudos. E ainda fazemos contatos importantes”.

Os processos de industrialização da madeira são fundamentais para a economia e a sustentabilidade ambiental, sendo possível garantir maior qualidade e durabilidade dos produtos, além de reduzir o desperdício de matéria-prima. Por meio da industrialização da madeira também é possível utilizar coprodutos e sobras de madeira, transformando-os em produtos de valor agregado, como painéis de madeira reconstituída, briquetes e outros biocombustíveis. O conhecimento destes processos é essencial para garantir a qualidade, a eficiência e a competitividade da indústria madeireira brasileira, além de contribuir para  atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.