colação especial

UEMASUL promove Colação de Grau Especial para alunos aprovados em pós-graduação

Outorga de Grau Especial contou com formandos que estão ingressando em programas de pós-graduação e residência multiprofissional.

Seis acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas colaram grau especial. Foto: ASCOM UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promoveu, na última quarta-feira (23), uma solenidade de Outorga de Grau Especial com formandos que estão ingressando em programas de pós-graduação e residência multiprofissional. A cerimônia contou com a participação de seis formandos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, além do Vice-Reitor, Prof. Antônio Expedito Barroso, e dos diretores em exercício dos respectivos cursos. Pela primeira vez a UEMASUL realizou também a entrega dos diplomas aos formandos, após a cerimônia.

Agora engenheira agrônoma, Maria Ivanessa Duarte ressalta que todo o conhecimento adquirido na UEMASUL vai  somar nessa nova jornada, no mestrado. “O sentimento é de gratidão. É mais um degrau escalado, com sentimento de conquista e sabor de vitória. A partir daqui vou ingressar no Mestrado de Produção Vegetal, então, eu procuro levar uma bagagem de tudo que aprendi na UEMASUL para aplicar lá e somar com o programa”.

Elton Ferreira Lima, graduado em Engenharia Agronômica, se tornou referência durante seu período de graduação. De origem humilde, o estudante é reconhecido pelos colegas e professores pela sua dedicação e superação. Ele comenta com entusiasmo sobre seu ingresso no mestrado de Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Vou trabalhar com a linha de pesquisa de engenharia de água e solo, que é justamente a área que venho trabalhando com meu orientador na UEMASUL. Concluindo o mestrado, pretendo continuar, fazer doutorado e, após terminar, se a UEMASUL abrir uma vaga para a minha área, quem sabe eu volte para dar aula aqui”.

O vice-reitor da UEMASUL, prof. Antônio Expedito Barroso, ressalta a importância da promoção da solenidade para a Universidade e destaca um fato inédito: a entrega do diploma simultaneamente com a outorga de grau. “Desde quando a UEMASUL foi credenciada, é a primeira solenidade em que a gente entrega o diploma no dia da colação de grau. Isso é um fato inédito no Maranhão, nas universidades públicas. A entrega do diploma é um procedimento que demora meses em alguns casos. A ideia é que neste reitorado a gente consiga fazer este procedimento em todas as colações de grau a partir de agora. E isso nos deixa muito orgulhosos, no sentido que estamos cumprindo tudo aquilo que nos foi destinado”.

Para a UEMASUL, o ingresso desses jovens recém-formados em programas de pós-graduação em universidades fora do Maranhão, tem muito a agregar, e mostra o quanto a instituição está comprometida com os avanços e a qualidade do ensino e pesquisa, conforme destaca o prof. Wilson Araújo, do curso de Engenharia Agronômica. “Esta aprovação de três dos nossos alunos em programas de mestrado, mostra que o curso está no caminho certo. E nós, enquanto professores, ficamos muito felizes em saber que os nossos estudantes estão passando em bons programas de pós-graduação, sejam federais ou estaduais”.

A solenidade contou também com a presença de familiares dos diplomados que puderam prestigiar a cerimônia, que foi marcada por falas e discursos emocionantes.