22/02/2022

IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão – SAPIENS

O evento tem como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIVITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT).

A IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão – IV SAPIENS, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, integra o V Seminário de Iniciação Científica – V SEMIC, a V Jornada de Extensão Universitária – V JOEX e o III Workshop de Inovação Tecnológica.

O evento tem como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIVITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) da UEMASUL. Além disso, o evento busca também promover uma integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, e estimular o  desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária para superar os desafios contemporâneos.

A IV SAPIENS terá como tema “Mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e mitigação”, e ocorrerá de 22 a 24 de fevereiro de 2022. O tema mudanças climáticas é um dos grandes desafios da humanidade, principalmente, pelos efeitos atualmente observados, com grandes impactos socioeconômicos e ambientais. Desta forma, o esforço científico/tecnológico e de extensão universitária é fundamental para a compreensão da problemática, bem como para alcançar êxito nas estratégias de mitigação. Isso só será possível por meio de visão sistêmica atrelada à integração das diversas áreas do conhecimento e das colaborações interinstitucionais.

A programação conta com palestras, minicursos e mesa-redonda, além das apresentações orais dos bolsistas e voluntários de iniciação científica e de inovação tecnológica (163 planos de
trabalho), e dos bolsistas de extensão (38 planos de trabalho). Devido ao agravamento das condições sanitárias impostas pela variante Ômicron do SARSCoV-2 e do vírus da Influenza H3N2, bem como pelos decretos publicados para conter o avanço destas epidemias, o evento será realizado de forma remota para garantir a segurança de todos os participantes. As inscrições para o evento serão realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/sapiensuemasul2022/, até o dia 18 de fevereiro de 2022.

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2022 (TERÇA-FEIRA)

Solenidade de abertura
Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, Reitora da UEMASUL