SIMEAGRO

Iniciado nesta quinta-feira, o I Simpósio de Engenharia Agronômica

Além de aproximar estudantes e profissionais da área para troca de conhecimentos, o evento estabelece conexões e cria redes de contato

A mesa de honra da SIMEAGRO foi presidida pela reitora da UEMASUL e composta por professores e demais autoridades. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na manhã desta quinta-feira (22), teve início o I Simpósio de Engenharia Agronômica, organizado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA). A solenidade de abertura contou com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves; da vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco; do secretário de estado de Agricultura e pecuária do Maranhão, senhor Diego Rolim; do vice-reitor da UEMA, professor Paulo Catunda; do representante do presidente da Agência estadual de pesquisa e extensão rural, Wilton Lobo; do representante do SINRURAl, senhor Antonioli Rodrigues Souza, do pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes; do diretor do CCA, professor Tiago Cunha, do diretor do curso de Engenharia Agronômica, professor Leônidas Leoni Belan e do presidente do Centro Acadêmico, Carlos Eduardo Pinho.

Com o tema “Experiência, inovação e sustentabilidade”, a proposta do evento é criar uma plataforma inclusiva, com o intuito de desenvolver conhecimento e práticas que unem de forma ativa os três elementos discutidos durante os dois dias de evento, que são essenciais para o campo agronômico. A palestra de abertura foi ministrada pelo vice-reitor da UEMA, professor Paulo Catunda, com tema “Produção de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas”.

O professor Leônidas Belan falou sobre a importância do evento para os acadêmicos. “O evento está sendo um marco na história do curso e na formação profissional dos estudantes, com  oportunidade de fazerem contatos com pessoas influentes e atuantes no mercado do agronegócio maranhense, realizando uma troca de conhecimentos e de experiências voltadas para a sustentabilidade agrícola, econômica, ambiental e social.”

Professor Paulo Catunda, durante a palestra de abertura, proferida para os acadêmicos do curso de Engenharia agronômica. Foto: Ascom/UEMASUL.

O simpósio, além de aproximar estudantes dos campi Imperatriz e Estreito e profissionais da área para troca de conhecimentos, também estabelece conexões e cria redes de contato entre palestrantes e ouvintes, compartilhando informações sobre os avanços na área e  promovendo o desenvolvimento sociocultural.

O estudante do oitavo período de Engenharia agronômica, Carlos Eduardo Pinho, que também fez parte da organização do evento, fala sobre a importância do evento para os acadêmicos dos campi de Estreito e sobre o mercado de trabalho para esses profissionais. “O mercado para engenheiros agronômicos aqui na nossa região é muito grande e aqui em Imperatriz, esse é um setor muito forte, o que nos favorece. Nós queremos proporcionar esse contato com os acadêmicos de Engenharia agronômica do campus de Estreito também”.

Homenagem – SINRURAL

Membros do Sindicato rural de Imperatriz receberam a honraria das mãos da reitora, Luciléa Gonçalves. Foto: Ascom/UEMASUL.

Antes da cerimônia de abertura do I Simpósio de Engenharia Agronômica, foi entregue pela reitora uma placa de agradecimento aos membros do Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), pela doação do terreno onde foi construído o CCA.  “Muito conhecimento, experiência, enriquecimento da mão de obra para a região, é tudo que a gente espera dessa parceria. Conhecimento, nossa força de trabalho e um estado melhor, com melhora social e econômica. E esse é o propósito de uma universidade: formar pessoas que não são só profissionais, mas, vencedoras”, afirmou o ex-presidente do SINRURAL, senhor Afonso Danda.

A programação segue até sexta-feira (23), durante todo o dia, com realização de palestras e rodas de conversa. À noite será realizada a cerimônia de encerramento.

Texto: estagiária Carolina Nascimento, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.