28/06/2023

I feira de artesanato da UEMASUL

O evento irá refletir sobre a autonomia, consciência social, ética, ambiental e humana.

Os cursos de Pedagogia, Letras e Engenharia Civil, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com a Associação de Moradores da Comunidade Piquiá de Baixo (AMCPB) e do Movimento Sem Terra (MST), realizarão no dia 28 de junho de 2023 a I Feira de artesanato da UEMASUL, com mesas-redondas, palestras, minicursos e exposição de artesanatos.

O evento tem como objetivo contribuir para a formação dos discentes, promovendo contatos com a realidade social de Açailândia, partindo dos temas e palavras geradoras: resistência, terra, produção agrícola, movimentos sociais, geração de renda e acesso à universidade pela comunidade externa.

Inscrição

O evento oferta 200 vagas e é gratuito, com certificação de 20 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de junho. Acesse aqui e faça sua inscrição.

28/06 (quarta-feira)

08h | Acolhimento

08h30 | Roda de conversa – Mulheres, resistência e os frutos do seu trabalho no município de Açailândia.

Palestrantes | Alzeneide Rocha Moraes Prates (assentamento Francisco Romão), Ana Maria Sousa Faria (Pequiá de Baixo), Eva Araújo de Souza (assentamento Califórnia), Edileusa Araújo Silva (assentamento Califórnia), Maria Costa Bento (assentamento Califórnia), Regilene Alves Silva (assentamento Califórnia)

Mediadora |  Antônia Flávia da Silva Nascimento (CCHSTL/UEMASUL)

10h30 | Apresentação dos relatórios de atividades do projeto educação popular no Pequiá.

Mediador | Marcos Lira

14h | Oficina – Crochê em fio de malha residual, fios e mimos.

15h30 | Roda de conversa – A demarcação de terras indígenas no Brasil e o PL 2903 (antigo 490).

Palestrante | Kelly Bone Gujajara

Mediador | José Carlos Almeida

19h | Roda de conversa – A reforma agrária no Brasil e a CPI do MST.

Palestrante | Júnior Mendes

Mediadora | Nicole Lorrane Lago Araújo