tecnologia

Feira de ciências do ECME reúne pesquisas de biologia, física, matemática e química

O encontro reuniu dezenas de estudantes de graduação e do ensino médio em torno de projetos e experimentos desenvolvidos em diversas áreas.

A feira atraiu muitos estudantes e curiosos, que foram conferir de perto todos os experimentos. Foto: Ascom/UEMASUL.

A feira de ciências realizada durante o I Encontro de Ciências, Matemática e Ensino (ECME) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), aconteceu nesta quinta-feira (15) durante todo o dia, no pátio da universidade. O encontro reuniu dezenas de estudantes de graduação e do ensino médio em torno de projetos e experimentos das áreas de física, matemática, química e biologia. O espaço de exposição foi tomado pelos produtos das principais pesquisas de produção científica realizadas em Imperatriz e região.

Alunos de instituições como Colégio Militar Tiradentes e Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estiveram presentes. Diversos projetos foram apresentados, a exemplo do protótipo de irrigador/pulverizador semiautomático acionado por controle remoto, desenvolvido pelo estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Militar Tiradentes, Pedro Vinícius, a partir de kit lego Spike prime, micro:bits e bomba d’água, programado para se movimentar num trajeto determinado pela cor preta.

Protótipo de irrigador/pulverizador semiautomático acionado por controle remoto, desenvolvido e apresentado pelo estudante do Colégio Militar Tiradentes. Foto: Ascom/UEMASUL.

“Sob orientação do professor Geordany Coelho, a gente começou a pesquisa há duas semanas, e na semana passada desenvolvemos a parte estrutural toda à base de lego, a parte eletrônica com fios e micro: bit e o sistema de acionamento e programação (que controla), chegando a este produto. Ele funciona com base em dois sistemas: acionamento e irrigação” explicou o pesquisador.

Durante a feira foram apresentados diversos experimentos, como: conservação do momento angular e telescópio para observação de planetas, estrelas, nebulosas, lua e astros celestes em geral (apresentados por estudantes do IFMA); gerador de Van de Graaff, que transforma energia mecânica em energia eletrostática a partir da eletrização por atrito (apresentados por estudantes de Física da UEMASUL) e que atraiu muitos estudantes para participar. E foi possível observar ainda através de microscópios, fungos e bactérias encontrados no rio Tocantins, que são pesquisados por estudantes do curso de Ciências Biológicas.

Durante a feira foram apresentados diversos experimentos, como: conservação do momento angular e telescópio para observação de planetas. Foto: Ascom/UEMASUL.

Além disso, o evento contou com exposição de equipamentos, materiais e trabalhos científicos do curso de Matemática e exposição da coleção de plantas desidratadas do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, que serve de pesquisa para diversas áreas como Farmacologia, Química e Etnobotânica, que farão parte do herbário que está em construção na universidade.

Outra exposição que chamou bastante a atenção dos visitantes foram os trabalhos voltados para o lúdico no ensino de Química, expostos pelos estudantes do curso da UEMASULcomo estruturas moleculares feitas com materiais alternativos de fibra de buriti, a tabela periódica e o diagrama de Linus Pauling feitos de tampinhas pet.