Arraiá da UEMASUL celebra a tradição das festas juninas

A festa arrecadou leite em pó para o “Instituto Amar mais”, de Imperatriz, que acolhe pacientes com câncer.

As apresentações das juninas encheram a noite de música, alegria e muitas cores. Foto: Ascom/UEMASUL.

O primeiro Arraiá da UEMASUL, realizado na última quinta-feira, 22, foi um sucesso de público, de cores e de muita animação. A festa organizada pela Pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), foi prestigiada pela comunidade acadêmica e pelo público externo. O arraiá arrecadou 723 pacotes de leite em pó para o “Instituto Amar mais”, de Imperatriz.

O Instituto Amar mais é uma organização sem fins lucrativos que foi criado em 2006 com o objetivo de promover e apoiar ações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Em 2015, com apoio de parceiros e voluntários percebeu-se a necessidade de acolhimento de pacientes e familiares durante o tratamento oncológico na cidade de Imperatriz e região, e ainda dos estados do Pará, Tocantins e outros, que não possuíam  condições financeiras de pagar hospedagem durante o tratamento, entrando em funcionamento a casa de apoio “Amar mais”.

A coordenadora da Divisão de Extensão Universitária da PROEXAE, Verônica Santos da Silva explicou como se deu a parceria com o instituto. “A partir de pesquisas que fizemos dentro da cidade, descobrimos o instituto “Amar mais” e fomos visitar para conhecermos  a realidade e as necessidades. Apresentamos aos alunos a ideia da arrecadação de leite e eles apoiaram”.

Várias atrações animaram a noite: música ao vivo com o Ralley Cantor, apresentações do Bumba-boi Estrela da Manhã, quadrilhas Matutos do rei, Junina Arrastapé e Xodó junino. Também teve disputa de quadrilhas entre os Centros acadêmicos e escolha do casal caipira. “O motivo de celebrar a festa junina é uma forma de valorizar  essa cultura, que faz parte do Maranhão, faz parte do Nordeste e do Brasil. Em Imperatriz a tradição das festas juninas é muito forte, tem festejos nas igrejas, nas escolas e nas universidades. A festa junina é a manifestação da nossa cultura e celebrar junto da comunidade acadêmica, alunos professores e público em geral. Tudo isso é motivo de muita alegria para nós, da UEMASUL”, ressaltou Verônica.

Os acadêmicos e acadêmicas participaram do concurso de melhor quadrilha da noite. Foto: Ascom/UEMASUL.

O acadêmico Felipe Carvalho Silva, do 7º período do curso de Matemática participou da quadrilha e estava muito empolgado com a festa.  “Participar do primeiro arraiá da UEMASUL foi uma experiência incrível. Tivemos pouco tempo para ensaiar a quadrilha. A festa reuniu os colegas, professores, a comunidade. Foi uma oportunidade também de conhecermos pessoas novas.  Foi uma portunidade de trazer a comunidade para dentro da universidade, seja em eventos científicos ou culturais, e isso é muito importante. Foi divertido e gratificante ter participado”.

As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos europeus no período colonial e homenageiam os santos Antônio, Pedro e João. A cultura das festas coloridas, com muito forró, brincadeiras e comidas tradicionais é marcante na região Nordeste e celebrada em todo o país durante o mês de junho. Este ano, as festas juninas foram reconhecidas como uma manifestação cultural nacional, por meio da lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023.  Além do Brasil, as festas juninas também são comemoradas na Espanha, Canadá, Dinamarca, França e Noruega.

Serviço

Seja um voluntário ou apoiador do Instituto Amar mais e da Casa de apoio ao paciente com câncer.

contato@institutoamarmais.com.br
irlanigomes@institutoamarmais.com.br

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação – UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.