Pós-graduação

Abertas inscrições dos processos seletivos de cursos de especializações da UEMASUL

Participantes do CONEST atuarão na gestão de políticas públicas da universidade.

Três cursos são vinculados ao campus Imperatriz e um ao campus Açailândia. Foto: Ascom/UEMASUL

Estão abertas até o mês de outubro de 2022, as inscrições dos processos seletivos para quatro cursos de pós-graduação Lato sensu da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL): Metodologia do Ensino Superior; Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Gestão de Recursos Naturais; Ensino de História: Teoria e Métodos.

Os candidatos devem preencher um formulário online disponibilizado no edital e enviar os documentos exigidos para o e-mail indicado. Interessados no curso de Língua Brasileira de Sinais podem se inscrever até o dia 8 de outubro. Interessados na pós-graduação em Ensino de História, até o dia 10 de outubro. Já os candidatos às vagas dos cursos de Metodologia do Ensino Superior e Gestão de Recursos Naturais terão até o dia 21 de outubro para realizar as inscrições.

Assim que a graduação termina, muitos estudantes desejam o aperfeiçoamento e aprofundamento em determinadas áreas, de modo a adquirem mais conhecimentos técnicos e valorização do seu currículo profissional. Para contribuir nesse avanço, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) conta com um total de 9 cursos de especialização, cinco estão em andamento e quatro em fase de implantação.

“A conquista do ensino superior em nível de graduação é valiosa, mas não pode ser limitante e por isso buscamos oferecer a continuidade do ensino aos que desejam seguir por este caminho. É desta forma que a UEMASUL consolida o desenvolvimento regional, atuando em diversos níveis do ensino superior”,  destaca a reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.

Conheça os cursos de especializações que estão com editais abertos no site da UEMASUL:

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

Coordenadora: profa. Dra. Roza Maria Soares da Silva.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Público alvo: portador de diploma de curso superior.

Quantidade de vagas: 50.

Modalidade: presencial ou remota, a depender das condições sanitárias impostas pela COVID-19.

Início: setembro de 2022.

Término: fevereiro de 2024.

Carga horária: 450 horas.

Duração: 17 meses.

Dias e horários de funcionamento: as aulas presenciais ou remotas,  acontecerão aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 08h às 12h. No caso de aulas presenciais, serão realizadas na UEMASUL, campus Imperatriz.

Especialização em  Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Coordenadora: profa. Dra. Cláudia Lúcia Alves.

Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes.

Público alvo: egressos dos cursos de graduação da UEMASUL, e de outras instituições de Ensino Superior, que tenham, no mínimo, conhecimento básico de LIBRAS.

Quantidade de vagas: 50.

Início: setembro de 2022.

Término: novembro de 2023.

Carga horária: 390 horas.

Duração: 14 meses.

Dias e horários de funcionamento: as aulas presenciais ou remotas, acontecerão aos sábados, das 08 às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 08h às 12h. No caso de aulas presenciais, serão realizadas na UEMASUL, campus Imperatriz.

Especialização em Gestão de Recursos Naturais

Coordenador: prof. Me. Ivo Almeida Costa.

Área do conhecimento: Meio Ambiente e Agrárias.

Público alvo: graduados em Tecnologia de Gestão Ambiental, Engenharias e áreas afins à Gestão Ambiental.

Quantidade de vagas: 50 vagas.

Modalidade: presencial ou remoto, a depender das condições sanitárias impostas pela COVID-19.

Início: setembro de 2022.

Término: dezembro de 2023.

Carga horária: 360 horas.

Duração: 16 meses.

Dias e horários de funcionamento: as aulas presenciais ou remotas, acontecerão aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, e aos domingos, das 08h às 12h. No caso de aulas presenciais, serão realizadas na UEMASUL, campus Açailândia.

Especialização em Ensino de História: Teoria e Métodos.

Coordenadora: profa. Dra. Regina Celia Costa Lima.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

Público alvo: egressos do curso de graduação em História da UEMASUL e de outras instituições de Ensino Superior, e de cursos da área de humanas com afinidades com a presente proposta de curso.

Quantidade de vagas: 50 vagas.

Início: setembro de 2022.

Término: fevereiro de 2024.

Carga horária: 360 horas

Duração: 18 meses.

Dias e horários de funcionamento: as aulas presenciais ou remotas, acontecerão nas quintas-feiras, das 18h às 22h, sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 08h às 12h. No caso de aulas presenciais, serão realizadas na UEMASUL, campus Imperatriz.