PAES 2024

Abertas as inscrições para o vestibular da UEMASUL

As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2024 seguem até o dia 11 de agosto.

Foi divulgado na última sexta-feira, 18, o  Edital nº 81/2022-GR/UEMA do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2023, para os cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Na UEMASUL serão ofertadas 780 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, distribuídas nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. As inscrições iniciaram  dia 10 e seguem abertas até o dia 11 de agosto de 2023, exclusivamente pelo site https://sigconcursos.uema.br/HOME .

“A cada edital do PAES que é lançado, nos alegramos, porquê não é apenas o número de vagas abertas, vai além disso. São famílias inteiras impactadas, é o desenvolvimento da Região Tocantina, é oportunizar novos caminhos para a nossa juventude. Desse modo, a UEMASUL vai ampliando ano após ano o número de pessoas com o ensino superior no Maranhão, disponibilizando para a sociedade professores, pedagogos, engenheiros, médicos e advogados do mais alto nível.” – explicou a reitora da UEMAUSUL, Luciléa Ferreira Lopes.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no site https://www.paes.uema.br/ no período de 10 de julho a 11 de agosto de 2023, com pagamento de uma taxa de R$ 85,00. Poderá inscrever-se no processo seletivo, o candidato que concluiu integralmente o ensino médio. Confira todos os requisitos clicando aqui. Interessados devem seguir as seguintes instruções:

• Acessar o site http://www.paes.uema.br.
  • Acessar e ler o edital n.° 81/2022-GR/UEMA.
  • Selecionar no menu o item PAES 2024.
  • Optar por um dos sistemas de vagas: universal ou especial de reservas de vagas 1, 2 ou 3.
  • Preencher, conferir, confirmar e imprimir o requerimento de inscrição, em conformidade com o edital.
  • Gerar boleto bancário no site acima mencionado.
  • Efetuar o pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários até a data que consta em edital.

Prova

A prova do PAES 2024 será realizada em etapa única no dia 26 de novembro de 2023, constituída de 60 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares com as diretrizes nacionais que integram o ensino médio, mais uma proposta de produção textual sobre o tema indicado pela banca. As obras literárias recomendadas como leitura obrigatória são:

• Olhos D’água (Conceição Evaristo);
  •  Mar Morto (Jorge Amado);
  • Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

Dúvidas e mais informações

E-mail: paes@uema.br