EVENTO

Abertas as inscrições da IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS)

As inscrições para o evento permanecerão abertas até o dia 18 de fevereiro de 2022

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realiza de 22 a 24 de fevereiro, exclusivamente online, a IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas  até dia 18 de fevereiro, no site do evento.  Esta edição tem como tema “Mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e mitigação”. O evento é coordenado pelas Pró-Reitorias de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI).

A IV SAPIENS reúne o V Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), a  V Jornada de Extensão Universitária (JOEX), e o III Workshop de Inovação Tecnológica.  Segundo a organização, ao contemplar diversas áreas do conhecimento, a Semana Acadêmica promove uma integração entre os grupos de pesquisas, estimula o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária para superação dos desafios contemporâneos. Nesta edição, o evento contará com apresentação oral de 201 planos de trabalho desenvolvidos por bolsistas e voluntários de iniciação científica e de inovação tecnológica.

A programação conta ainda com palestras, minicursos e mesa-redonda, com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC e PIVIC), do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI e PIVITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) da UEMASUL.

O coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Weverton Pereira Rodrigues fala do tema da Semana deste ano e destaca as mudanças climáticas como um grande desafio para a humanidade. “É uma questão de urgência e precisa ser encarada como uma realidade, ao invés de uma possiblidade. A cada dia fica mais evidente os impactos sociais e econômicos causados pelas alterações climáticas. A IV SAPIENS tem como objetivo integrar essas áreas do conhecimento em busca de uma visão comum e societária para entender essas mudanças climáticas, e como traduzir essas mudanças para formas mais assimiláveis pela sociedade civil. Este é apenas um pequeno passo, mas que pode ser a base para uma longa e frutífera caminhada.” afirma Weverton.