UEMASUL realiza X Colóquio Nacional de Estudos em Espaço e Representações
Evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes para discutir representações da cultura.

Evento reuniu pesquisadores de universidades brasileiras para discutir espaço, cultura e saberes tradicionais. Foto: Ascom/UEMASUL.
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, de 13 a 17 de outubro, no campus Imperatriz, o X Colóquio Nacional de Estudos em Espaço e Representações (X NEER). Com o tema “Nos varadouros do mundo: práticas e representações da cultura”, o evento reuniu pesquisadores, professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil para discutir as relações entre espaço, cultura e saberes tradicionais.
A programação teve início no dia 13 de outubro, com a conferência “Nos varadouros do mundo: práticas e representações de cultura”, ministrada pelo professor Daniel Paiva, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em Portugal. O encerramento ocorreu no dia 16, com a conferência “Geografia afro-brasileira e territórios quilombolas”, ministrada pela professora Cláudia Luísa Zeferino Pires, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A programação foi voltada para a valorização do patrimônio cultural local e ampliação do diálogo entre universidade e comunidade. Foto: Ascom/UEMASUL.
Durante os cinco dias, foram realizadas mesas-redondas, espaços de diálogo, apresentações culturais, lançamento de livros e uma mostra de fotografias e poesias, que reuniu 28 produções. A programação também contou com atividades de campo, incluindo visita à comunidade tradicional de mulheres quebradeiras de coco babaçu, na Reserva Extrativista do Ciriaco, além de percursos pela Beira Rio de Imperatriz, pela Chapada das Mesas e por territórios indígenas da região.
Na abertura, a reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da Geografia Cultural. “É uma satisfação receber o Colóquio na UEMASUL. Este encontro representa uma oportunidade de compartilhar pesquisas, experiências e conhecimentos, além de fortalecer as discussões sobre a Geografia Cultural e as relações entre espaço, cultura e saberes tradicionais”, afirmou.
Homenagem ao professor Jan Bitoun
Um dos momentos marcantes do X NEER foi a homenagem ao professor Jan Bitoun, em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e contribuição para a Geografia. A programação contou com relatos do professor Caio Augusto Amorim Maciel, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de ex-alunos de Jan Bitoun que atualmente são docentes da UEMASUL, professor Allison Bezerra Oliveira, professor Geraldo Pimentel, professora Keilha Silveira e professor Bruno Maia. Durante o momento, foi realizada a entrega de uma placa de reconhecimento ao homenageado.
Durante o momento, o professor Allison Bezerra Oliveira relembrou a importância do professor Jan para sua trajetória acadêmica. “Para mim, o professor Jan não é apenas uma referência como pesquisador, mas também um exemplo de humanidade e acolhimento. Quando saí de Imperatriz para fazer o mestrado em outro estado, enfrentei muitas dúvidas e dificuldades. Desde o primeiro contato, encontrei nele alguém disposto a orientar e ajudar. Guardo até hoje conselhos que recebi naquele período, como o de que o conflito faz parte da vida do pesquisador. É difícil pensar na minha trajetória acadêmica sem reconhecer a importância do professor Jan.”

Aposentado desde 2018, Jan recebeu, em 2020, o título honoífico de professor emérito da UFPE. Foto: Ascom/UEMASUL.
A homenagem também foi marcada pela apresentação da tradução para a língua portuguesa da tese de doutorado de Jan Bitoun, publicada pela Editora UEMASUL. A tradução foi realizada pela professora Margarida da Conceição Oliveira, egressa do curso de Geografia da universidade, que participou do momento e entregou a obra ao homenageado.
Intitulada “Cidade e desenvolvimento – em uma Região Pioneira no Brasil: Imperatriz – Maranhão” (Ville et développement régional dans une région pionnière au Brésil – Imperatriz – Maranhão), a tese aborda o desenvolvimento regional em uma área de ocupação pioneira no Brasil, com foco em Imperatriz e na Amazônia Oriental. A publicação amplia o acesso à pesquisa e contribui para a divulgação do conhecimento sobre a formação territorial e o desenvolvimento regional.
Ao recordar uma visita à região em 2012, a convite da professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, Jan Bitoun relembrou o percurso por uma estrada que havia conhecido décadas antes. Durante a viagem, ao procurar no mapa um povoado chamado Santa Rita, percebeu que o lugar já não existia como antes. Foi a partir da conversa com um morador que ele compreendeu o que havia acontecido com a comunidade.
“Em 2012, quando a professora Luciléa me convidou para participar de um seminário, voltei a percorrer uma estrada que eu já conhecia de muitos anos antes. A paisagem tinha mudado, a estrada estava asfaltada, mas eu ainda me lembrava dos lugares por onde havia passado. Em determinado momento, consultei meu mapa e procurei um povoado chamado Santa Rita. Não encontramos o lugar, e pensei que talvez o mapa estivesse desatualizado. Foi então que um morador explicou que as pessoas tinham deixado a comunidade aos poucos, até que os últimos partiram para Belém do Pará. Essa experiência me fez pensar em como os lugares podem desaparecer da paisagem, mas suas histórias precisam continuar sendo contadas”, comentou.
Rede NEER
O Colóquio integra as ações do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER), uma rede interinstitucional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior dedicados ao estudo das relações entre espaço, cultura e representações, com destaque para a Geografia Cultural. A rede é formada por pesquisadores vinculados a 16 universidades brasileiras e a uma instituição dos Estados Unidos, promovendo o intercâmbio acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas nessa área.
O X NEER contou com a participação de professores e estudantes de universidades integrantes da rede, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), instituição anfitriã do evento.
Texto: Carolina Nascimento
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL.
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL. |



