20/04/2021

Diálogos Sul-Sul: Conflitos Territoriais e Movimentos Sociais de descolonização na América Latina

Para acede ao programa del Minicurso en español haga clic aquí.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, campus Imperatriz, realizam, em abril, o minicurso “Diálogos Sul-Sul: Conflitos Territoriais e Movimentos Sociais de Descolonização na América Latina”.

Sobre o evento

O objetivo do minicurso se desafia a estabelecer diálogos e reflexões entre áreas interdisciplinares das ciências sociais, entre povos tradicionais e organizações sociais existentes em zonas de conflito na América Latina, que, de algumas décadas para cá, têm se movimentado nas sociedades do continente. O diálogo abarcará as dimensões da educação intercultural, educação do campo, assembleias constituintes, descolonização do pensamento e assembleias plurinacionais.

Na perspectiva da decolonialidade e do pensamento sul-sul, será possibilitada a reflexão entre as diversas disciplinas das ciências humanas e sociais, enquanto áreas do conhecimento que problematizam os desdobramentos das mais diversas pressões de organismos internacionais sobre os povos do continente, a partir dos desajustes institucionais, que se expressam no descrédito de sistemas democráticos de governo e em crises institucionais, bem como de representação.

Tais desdobramentos têm desarticulado ao extremo os comércios locais, as formas autônomas de governos, por meio do controle de bens comuns, o que prejudica relações comunitárias. Assim sendo, esse minicurso se desafia a possibilitar a reflexão acerca de conflitos territoriais latentes que cercam a América Latina.

Data e hora

Dias 6, 13, 20 e 27 de abril de 2021, às terças-feiras, 19h
Plataforma de transmissão: YouTube

Mais informações

As atividades do minicurso ocorrerão por meio de dois seminários temáticos e duas mesas-redondas intercalados, distribuídos nos quatro dias do evento. A participação é gratuita e aberta tanto aos inscritos quanto à comunidade em geral. O evento conta com certificação de 30 horas, para quem solicitar, com um prazo de entrega de 30 dias após finalizado o evento. As inscrições para o minicurso seguem abertas até o dia 6 de abril, às 18h.

file pdf icon Baixe a programação completa em PDF

Realização e contato

O I Minicurso “Diálogos Sul-Sul: Conflitos Territoriais e Movimentos Sociais de Descolonização na América Latina” é coordenado pela Divisão de Extensão Universitária DIVEXT/CSIS e Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) da UEMASUL; e Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação popular – GEPEEP e pelo Programa de Pós-Graduação em Formação em Práticas Educativas – PPGFOPRED, da UFMA. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do GEPEEP: gepeepufma@gmail.com.

CLIQUE PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO