SALA DE IMPRENSA

docência

II Seminário Pibid apresenta resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas

O objetivo é proporcionar aos estudantes na primeira metade dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.


Ascom UEMASUL

Os acadêmicos socializaram as atividades para os colegas durante o evento. Foto: Ascom/UEMASUL.

Iniciado nesta quarta-feira (06), o II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).  A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e representantes do programa. Durante os dois dias de evento, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas de Imperatriz. 

Após a abertura, foi realizada a palestra “Dimensão pedagógica na formação de docentes: desafios contemporâneos”, ministrada pela vice-reitora professora Lilian Castelo Branco. No segundo momento do evento houve uma socialização de atividades dos participantes dos cursos de Ciências Biológicas; Pedagogia;  Matemática, Química e Física, História e Língua Portuguesa. 

O programa visa melhorar a prática de ensino nos cursos de licenciatura, aliando a teoria e a prática, envolvendo os acadêmicos em escolas de ensino básico desde o início de sua formação. Além disso, o programa promove a troca de experiências e aprofunda o entendimento sobre o currículo nacional, influenciando os currículos das escolas de ensino básico. 

A coordenadora, professora Ilma Maria de Oliveira Silva falou sobre a importância do encontro. “Concluímos este ciclo, com a certeza que o Pibid contribuiu de forma significativa na formação dos (as) acadêmicos(as), especialmente, na possibilidade que tiveram em conhecer o futuro campo de trabalho com seus desafios, mas também com as oportunidades que temos, enquanto professores e professoras, exercitar o esperançar cotidianamente”.

Ele visa melhorar a prática de ensino nos cursos de licenciatura, envolvendo os acadêmicos em escolas de ensino básico desde o início de sua formação. Além disso, o programa promove a troca de experiências e aprofunda o entendimento sobre o currículo nacional, influenciando os currículos das escolas de ensino básico. 

O objetivo é proporcionar aos estudantes na primeira metade dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. “Esse momento contribui para nós enquanto acadêmicos e também para as crianças, que às vezes não tinham a oportunidade de vir ao centro”, destacou a acadêmica do oitavo período do curso de Pedagogia, Regilanne da Conceição. 

O Pibid 2022 /2024 foi composto por cinco subprojetos nas áreas de conhecimento: Ciências, Pedagogia, Multidisciplinar (Química, Física e Matemática), História e Letras.  O ciclo foi iniciado e concluído com 96 bolsistas e quatro voluntários. Os subprojetos foram desenvolvidos em sete escolas, quatro da rede municipal de ensino e três da rede estadual.

 

Texto: estagiária Nylla Dias, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

 


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.