II Seminário Pibid apresenta resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas
O objetivo é proporcionar aos estudantes na primeira metade dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.
Iniciado nesta quarta-feira (06), o II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e representantes do programa. Durante os dois dias de evento, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas de Imperatriz.
Após a abertura, foi realizada a palestra “Dimensão pedagógica na formação de docentes: desafios contemporâneos”, ministrada pela vice-reitora professora Lilian Castelo Branco. No segundo momento do evento houve uma socialização de atividades dos participantes dos cursos de Ciências Biológicas; Pedagogia; Matemática, Química e Física, História e Língua Portuguesa.
O programa visa melhorar a prática de ensino nos cursos de licenciatura, aliando a teoria e a prática, envolvendo os acadêmicos em escolas de ensino básico desde o início de sua formação. Além disso, o programa promove a troca de experiências e aprofunda o entendimento sobre o currículo nacional, influenciando os currículos das escolas de ensino básico.
A coordenadora, professora Ilma Maria de Oliveira Silva falou sobre a importância do encontro. “Concluímos este ciclo, com a certeza que o Pibid contribuiu de forma significativa na formação dos (as) acadêmicos(as), especialmente, na possibilidade que tiveram em conhecer o futuro campo de trabalho com seus desafios, mas também com as oportunidades que temos, enquanto professores e professoras, exercitar o esperançar cotidianamente”.
Ele visa melhorar a prática de ensino nos cursos de licenciatura, envolvendo os acadêmicos em escolas de ensino básico desde o início de sua formação. Além disso, o programa promove a troca de experiências e aprofunda o entendimento sobre o currículo nacional, influenciando os currículos das escolas de ensino básico.
O objetivo é proporcionar aos estudantes na primeira metade dos cursos de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. “Esse momento contribui para nós enquanto acadêmicos e também para as crianças, que às vezes não tinham a oportunidade de vir ao centro”, destacou a acadêmica do oitavo período do curso de Pedagogia, Regilanne da Conceição.
O Pibid 2022 /2024 foi composto por cinco subprojetos nas áreas de conhecimento: Ciências, Pedagogia, Multidisciplinar (Química, Física e Matemática), História e Letras. O ciclo foi iniciado e concluído com 96 bolsistas e quatro voluntários. Os subprojetos foram desenvolvidos em sete escolas, quatro da rede municipal de ensino e três da rede estadual.
Texto: estagiária Nylla Dias, com orientações da jornalista Mari Marconccine.
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
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