SALA DE IMPRENSA

Conscientização

Agosto Lilás promove debate sobre violência contra a mulher

Programação foi realizada nos campi Imperatriz, Estreito e Açailândia.


Ascom UEMASUL

As ações reforçaram a importância de conhecer os serviços disponíveis e de buscar apoio diante de situações de violência. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Agosto Lilás é marcado por ações de conscientização e mobilização da sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha reforça a importância da informação, da prevenção e do fortalecimento da rede de proteção às vítimas, além de incentivar a denúncia e o combate a todas as formas de violência.

Com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente sobre o funcionamento da rede de proteção, a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), por meio da Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM), promoveu palestras e rodas de conversa nos campi Imperatriz, Estreito e Açailândia.

Com o tema “Da denúncia à proteção: como funciona na prática o atendimento à vítima de violência?”, as atividades foram realizadas em parceria com a Unidade de Gestão de Integridade (UGI) e com o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Os encontros abordaram o percurso da denúncia, desde o primeiro atendimento até o acesso aos serviços de proteção e às medidas protetivas.

A assistente social e coordenadora da Divisão de Serviço Social e Médico, Dalem Kettey dos Santos, destacou a importância de promover esse debate no ambiente acadêmico.“A atuação da universidade nesse debate é fundamental para ampliar a conscientização e fortalecer uma cultura de respeito e proteção. Ao levar essas discussões para o espaço acadêmico, contribuímos para a formação de profissionais mais atentos e preparados para enfrentar essa realidade.”

No campus Imperatriz, a programação contou com a roda de conversa “Vidas importam: estratégias para prevenção do feminicídio e fortalecimento do atendimento às vítimas de violência”. O encontro reuniu a delegada do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura; a delegada e coordenadora-geral das Delegacias Especializadas do Maranhão, Kasume Tanake; a presidente do movimento “Somos Todos Mariana”, Carol Costa; e a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Gabriela Bonfim.

Em 2026, a campanha destaca os 20 anos da Lei Maria da Penha e convida a sociedade a refletir sobre a prevenção da violência. Foto: Ascom/UEMASUL e arquivo pessoal.

A programação também foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), com a palestra “Tipos de violência contra a mulher e os aparelhos do município para protegê-la”, ministrada pela secretária municipal de Políticas para a Mulher, Liana Melo Lima.

No campus Estreito, a palestra “Da denúncia à proteção: como funciona na prática?” reuniu a delegada da Mulher, Kamilla Viana; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Luziene Marinho; e integrantes da Secretaria Municipal da Mulher. 

Em Açailândia, a programação contou com a participação da equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), que abordou o percurso da denúncia, desde o primeiro atendimento até a aplicação de medidas protetivas. A atividade reforçou a importância de conhecer os serviços disponíveis e de buscar apoio diante de situações de violência.

Ações de prevenção 

As atividades do Agosto Lilás integram as iniciativas da UEMASUL voltadas à construção de um ambiente universitário mais seguro, respeitoso e acolhedor. Desde junho de 2026, a Universidade também conta com o Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio (NUPEA), criado para intensificar as ações de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de assédio e violência no ambiente universitário.

Também são oferecidas orientações socioassistenciais na Divisão de Serviço Social e Médico. Os atendimentos são realizados de forma individual e coletiva, presenciais ou remotos, para estudantes, professores, técnicos-administrativos e demais prestadores de serviço da UEMASUL. O agendamento pode ser feito por meio do WhatsApp (99) 98164-4040. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com atendimento noturno conforme a necessidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail servicosocial@uemasul.edu.br. 

 

Texto: estagiária Giovanna Paixão, com orientações da jornalista Carolina Nascimento.
Fotos: Ascom/UEMASUL e arquivo pessoal. 
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

 


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.