Encontro de gestores e técnicos alinham novos procedimentos do PAES
Durante a reunião foram aprofundados os aspectos técnicos do preenchimento de vagas para assegurar a integração entre as instituições durante a convocação e matrícula dos novos estudantes.

Pró-reitora Márcia Suany Cavalcante, a assessora Elza Ribeiro e as responsáveis pela Divisão de concursos e vestibulaRes e Divisão de controle acadêmico, Dayane Brito e Lucicláudia Sampaio, participaram do encontro. Foto: arquivo pessoal.
A Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS) da UEMA, realizou uma reunião técnica para discutir e alinhar os procedimentos de matrícula do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026, no último dia 5, em São Luís, com a participação de gestores e membros das equipes técnicas da Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da UEMA e da Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) da UEMASUL.
O encontro teve como pauta principal, a operacionalização do novo sistema de cotas, instituído pela Lei nº 12.637/2025, visando garantir um processo transparente e eficiente para todos os candidatos aprovados. O novo sistema de cotas dispõe sobre a reserva de vagas dos cursos de graduação ofertados pelas instituições públicas estaduais de educação superior, prevista no artigo 222, §1º, da Constituição do Estado do Maranhão.
A superintendente da SUCONS, Maria Cristiane Miranda, destacou o caráter colaborativo do encontro. “Esta reunião é um passo fundamental para garantirmos que a implementação do novo sistema de cotas ocorra de forma integrada e eficiente. Nosso objetivo é assegurar que o processo de matrícula seja objetivo, justo e que todos os direitos dos candidatos sejam respeitados”.
Durante a reunião foram aprofundados os aspectos técnicos do preenchimento de vagas para assegurar a integração entre as instituições durante a convocação e matrícula dos novos estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da UEMA em aplicar as novas diretrizes com segurança e equidade.
A pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante ressaltou a importância da parceria entre as instituições, ao receber o documento oficial dos acadêmicos aprovados no PAES 2026. “Receber a relação de nossos futuros acadêmicos é sempre um momento de grande alegria e responsabilidade. Esta parceria com a SUCONS é vital para que possamos preparar nossas equipes e receber os novos estudantes da melhor forma possível, já em conformidade com as novas diretrizes do sistema de cotas, que fortalecem o acesso democrático ao ensino superior em nossa região”.
O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) é utilizado para ingresso em cursos de graduação das universidades estaduais, incluindo sistema de cotas. Desde 2022, as provas são realizadas em etapa única, e já ofertou mais de 76 mil vagas em sua história. O processo seletivo deste ano foi um dos mais significativos, com 48.065 candidatos concorrendo a 5.980 vagas, um marco para a educação superior no estado. O PAES 2026 não apenas ampliou o número de vagas, mas também alcançou resultados históricos de inclusão. Do total de 5.529 aprovados, 78,19% são oriundos da rede pública de ensino.



