SALA DE IMPRENSA

22/10/2025

II Mostra de Arte e Cultura: pensando o meio ambiente e a sustentabilidade a partir de expressões artísticas e culturais

O evento tem como objetivo promover a arte e a cultura como instrumentos de reflexão e sensibilização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Ascom UEMASUL

 

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), lança a II Mostra de Arte e Cultura, que este ano traz o tema “Pensando o meio ambiente e a sustentabilidade a partir de expressões artísticas e culturais”.

O evento tem como objetivo promover a arte e a cultura como instrumentos de reflexão e sensibilização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando a comunidade acadêmica e a sociedade a expressarem novas percepções e compromissos em relação à sustentabilidade. 

A programação contará com oficinas, exposições, mostras e feira de adoção de animais. Além disso, o evento contempla cinco concursos artísticos nas modalidades: poesia, fotografia, música autoral, pintura em tela e vídeos curtos. Cada participante poderá se inscrever em até dois concursos, de forma gratuita, mediante a entrega solidária de 1kg de ração para cães ou gatos, que será destinada a ações filantrópicas.

As inscrições para estes concursos estarão abertas de 22 de setembro a 05 de outubro de 2025, por meio de formulários online. As obras serão avaliadas por comissões específicas, considerando criatividade, pertinência ao tema e os critérios de cada categoria.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de outubro de 2025, às 20h, no auditório II do campus Centro da UEMASUL, em Imperatriz (MA). Os três primeiros lugares receberão placa de premiação e os primeiros colocados de cada concurso também serão contemplados com premiação em dinheiro no valor de R$ 150,00.


Oficinas 

22 de outubro (quarta-feira) | das 15h às 18h 

Inscrições: aulão de dança: flashback 

Ministrante: Djane Monteiro (Tatajuba)

Local: pátio da UEMASUL, prédio I 

Vagas: 20 

Inscrições: canto 

Ministrante: Jônatas Brito Lima (maestro Natanzinho)

Local: auditório I, prédio I

Vagas: 30 

Inscrições: como criar um podcast 

Ministrante: professor José Wilson Carvalho de Mesquisa (criador do podcast “urupodcast”)

Vagas: 20 

Inscrições: “Poesia afrodescendente e literatura infanto juvenil”

Ministrante: Maura Luza Frazão (ACLAJOL)

Público: professores 

Vagas: 20 

23 de outubro (quinta-feira) | das 14h às 17h  

Inscrições: impressão botânica 

Ministrantes: Ane Karolyne Santos Araújo e Luciene Santana Ferreira 

Local: laboratório de Química, prédio I 

Vagas: 20 

Inscrições: pintura em tela 

Ministrante: Nicole Abreu Lima (discente da UEMASUL)

Vagas: 20 

Inscrições: técnicas de produção de vídeo 

Ministrante: Carla Guerrero (UEMASUL) 

Vagas: 20 

Inscrição: “Poesia afrodescendente e literatura infanto juvenil”

Ministrante: Maura Luza Frazão (ACLAJOL)

Público: estudantes

Vagas: 20 

Inscrição: a culinária maranhense e sua expressão na cultura e na regionalidade 

Ministrante: Cristiane Lima da Silva 

Vagas: 20 

Inscrições: patchwork 

Ministrante: Simone da Silva Fonseca (ASSARI)

Vagas: 20 

 


Concursos

CONFIRA AS NORMAS DOS CONCURSOS CLICANDO AQUI

Inscrição para o concurso de Poesia

Inscrição para o concurso de Fotografia

Inscrição para o concurso de Vídeos Curtos

Inscrição para o concurso de Música Autoral

Inscrição para o concurso de Pintura em Tela


Cronograma

Publicação da chamada | 17 de setembro

Inscrições | 22 de setembro a 05 de outubro 

Entrega de rações | 22 de setembro a 05 de outubro

Evento | 22 e 23 de outubro


Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a PROEXAE pelo e-mail: proexae@uemasul.edu.br.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.