16/11/2021

I Jornada de Internacionalização e II Seminário de Formação Médica

O evento que acontece do dia 16 a 19 de novembro, com a participação de palestrantes internacionais e nacionais, contará com palestras, workshops e mesas-redondas.

Inscrições e programação: ACESSE O SITE DO EVENTO

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais, Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realiza a I Jornada de Internacionalização e o II Seminário de Formação Médica.

O evento tem como objetivo fortalecer as ações de internacionalização da UEMASUL, buscando por meio da ação intercampi destinada à docentes, pesquisadores, discentes, técnico-administrativos, profissionais da saúde e público externo, ampliar a comunicação da universidade com instituições do Brasil e do exterior e, proporcionar discussões e reflexões acerca da formação na área da saúde.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas no site do evento. A certificação será de 40 horas.

16/11/2021 (terça-feira)

8h – Solenidade de Abertura

9h – Palestra: Desafios da Educação Digital em Rede no Ensino Superior
Prof. Dr. José António Moreira – Portugal (Universidade Aberta – Porto)

14h – Palestra: Quero estudar fora e agora?
Littieri Lamb (University of Tecnology and Economics – Budapeste)
Jonas J. S. Otaviano (Universidade de Aveiro – Portugal)
Flávia Novais (UFRGS e Université du Québec à Montréal – UQAM – Canadá)

19h – Caminhos para pós graduação no exterior: Relatos de experiências de professores da UEMASUL
Profa. Dra. Maria da Guia Taveiro (UCLA/Estados Unidos)
Prof. Dr. Weverton Pereira Rodrigues (IICT/ Portugal)
Profa. Dra. Gabriela Guimarães Jerônimo (Université Paris Sorbone –  França)

17/11/2021 (quarta-feira)

8h30 –  Workshop: Internacionalização do currículo
Profa. Dra. Maria Elizabeth da Costa Gama (Univali)

14h – Workshop: Intercâmbio Virtual: A experiência de estudar no exterior, à distância
Internacionalização em casa: Desenvolvimento de competências globais por meio de intercâmbios virtuais
Profa. Dra. Ana Salomão

Mobilidade Virtual e as potencialidades do Programa Pila
Profa. Dra. Eliane Segati (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP)

19h – Workshop: Intercâmbio Virtual: A experiência de estudar no exterior, à distância
Programa InLATmov+
Profa. Cristina Munoz (Universidad Santo Tomás – Chile)
Coordenadora do programa InLATmov+

18/11/2021 (quinta-feira)

8h30h – Palestra: O uso de tecnologias no apoio da escrita acadêmica em inglês
Profa. Dra. Ana Frankenberg-Garcia (University of Surrey – Reino Unido)

14h – Palestra
Conectando saberes globais: A Internacionalização e a Extensão no Ensino Superior
Prof. Dr. Klaus Schlunzen Junior (Universidade Estadual de São Paulo – UNESP)

15h – Palestra: Internacionalização na pesquisa
Internacionalização: A interface com a extensão universitária e a pesquisa científica
Profa. Maria de Lourdes (Universidade de Cabo Verde – UnicV)

19h – Lançamento do Livro Mais Médicos e vídeo do VerSUS
Prof. Dr. Marcos Pacheco Barbosa (Secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas do Maranhão)
Prof. Dr. Alcindo Antonia Ferla – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

19/11/2021 (sexta-feira)

8h  – Atuação dos profissionais de saúde na rede de atenção do Estado
Dr. Carlos Lula (Secretário Estadual de Saúde – SES/MA)

9h  – Mesa-redonda
Centro de simulação realística – experiências Espanha e EBSERH/Brasil
Armando Romanos (Diretor IAVANTE)
David Carrillo (Relações Internacionais)
Iván Herrera – EBSERH/Brasil
Francisco José Gómez – EBSERH/Brasil

11h – Palestra
Laboratório Ítalo Brasileiro
Profa. Dra. Maria Augusta Nicoli (Médica psiquiatra, supervisora de formação médica no Programma Innovazione sociale, Agenzia Sanitaria e Sociale Regione – Emilia Romagna – Itália)

14h – Mesa-redonda
Atividades extensionistas da área da saúde em comunidades indígenas
Profa. Dra. Rosana Lima Viana (Coordenadora da área Território e Ambiente do Núcleo de Extensão e Pesquisa com populações Rurais, Quilombolas, Negras e Indígenas da UFMA – NuRuNI)
Profa. Me. Érika Fereira Tourinho (CCS/UEMASUL)

16h – Encerramento

Mais informações

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: international@uemasul.edu.br e ccs@uemasul.edu.br.