outorga de grau

UEMASUL realiza Outorga de Grau Extraordinária por videoconferência

A realização das cerimônias por videoconferência é uma das ações de enfrentamento à COVID-19

Formandos do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL durante videoconferência de Outorga de Grau. Foto: Screenshot Google Meet/Ascom UEMASUL.

Nesta terça-feira (19) foi concedida a Outorga de Grau em Caráter Extraordinário a 56 formandos da UEMASUL, campus Imperatriz. Os novos profissionais fazem parte do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL). As cerimônias foram realizadas por meio de videoconferência, seguindo o roteiro padrão das colações presenciais e contaram com a participação da Gestão Superior, diretores de Centro e de Curso.

A realização das cerimônias por videoconferência seguiu as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), dos Decretos Estaduais, das Instruções Normativas da UEMASUL e das últimas resoluções do Conselho Universitário (CONSUN) da universidade, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus, garantindo a segurança e a saúde da comunidade acadêmica.

Para receber a Outorga de Grau em Caráter Extraordinário, os formandos do semestre 2019.2 realizaram a inscrição por meio do Edital n° 021/2020 – PROGESA/UEMASUL, disponibilizado no dia 05 de maio de 2020, no site da universidade. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15) e as cerimônias aconteceram ontem (19), em dois momentos: às 10h, com os concludentes do CCA e CCENT e às 15h, com os concludentes do CCHSL.

Formandos do Centro de Ciências Agrárias – CCA e Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT, durante o juramento. Foto: Screenshot Google Meet/Ascom UEMASUL.

Agora licenciada em Ciências Biológicas pela UEMASUL, Maria Rita da Silva Andrade Leonel afirmou que a colação é o fim de um ciclo muito importante. “A universidade é uma segunda casa para mim. Sempre me apoiou e me ajudou. Eu só tenho a agradecer. E viver este momento, sem dúvida, mudou minha vida e de meus colegas. Foi um momento ímpar em nossas vidas, pois foram cinco anos de luta, estresse, sono, mas tudo isso foi recompensado com a conquista do nosso curso superior”.

Para muitas famílias, alguns dos formandos são os primeiros a realizar o sonho da graduação. Uma delas é a Jussara Santos Martins, agora bacharela em Administração, que falou em nome dos demais formandos e formandas. “Sou a primeira da minha família a se formar. Este é o início de um novo ciclo com novos objetivos. É um sonho possível e nós conseguimos. As pessoas que nos acompanham sabem que a universidade é muito mais do que assistir aulas. Acreditem, a graduação vai além do aprendizado teórico e conceitual. Aprendemos a importância do coletivo e nos apaixonamos pelo que fazemos, sabendo que podemos colaborar com o mundo”.

A Reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes, destacou a realização da cerimônia como um marco importante para a universidade. “A  cerimônia de Outorga de Grau Online é uma ação da UEMASUL de enfrentamento da COVID-19, fazendo uso das tecnologias para garantir o direito daqueles que se manifestaram nesse sentido.  É um desafio vencido, um marco importante para a instituição,  que nesse momento busca alternativas para atender à comunidade acadêmica. Cumprindo o papel da universidade pública,  garantimos o direito à educação pública, gratuita, de qualidade e entregamos à sociedade 56 novos graduados, entre licenciados e bacharéis. Desejamos a todas e todos sucesso e muitas alegrias neste novo ciclo”.

Para receberem o Diploma e assinarem a Ata de Colação de Grau, os novos profissionais deverão comparecer às dependências da UEMASUL, em dias e horários agendado previamente, seguindo todas as recomendações sanitárias, previstas no Edital n° 021/2020 – PROGESA/UEMASUL.

As cerimônias podem ser assistidas na playlist abaixo: