O evento tem como objetivo debater sobre a ciência e desenvolvimento sustentável na região do Bico do Papagaio.

De 15 a 18 de setembro, será realizado o II Encontro de Ciências do Bico do Papagaio, que integra o V Simpósio de Química (SIMQUI), o I Seminário da Pós-graduação em Ciências Ambientais e o II Workshop do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais, no campus Imperatriz da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
O evento é organizado pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) e propõe um espaço de debate sobre as problemáticas contemporâneas relacionadas à participação, à visibilidade e à atuação das Ciências na região do Bico do Papagaio, sob a perspectiva da “Ciência, Natureza e Tecnologia”. A temática dialoga com as estratégias de desenvolvimento regional sustentável de uma área que integra os estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster, além de uma noite cultural. Terão participação especial estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região, com programação voltada a aproximá-los do ambiente acadêmico e científico.
Os interessados devem realizar a inscrição pela plataforma SIGEventos.
Programação
15 de setembro (terça-feira)
14h | Credenciamento
15h | Cerimônia de abertura
Palestra: Da eletrofiação ao sensoriamento inteligente: nanofibras
funcionais para o monitoramento descentralizado
Palestrante: professor Christian Narváez-Muñoz
18h | Coffe break
16 de setembro (quarta-feira)
9h | Mesa-redonda com os programas de pós-graduações (PPGs) do Bico do Papagaio
11h | Palestra: Quando os materiais encontram a biologia: da estruturação à aplicação
Palestrante: professora Luciana Magalhães Rebêlo Alencar
14h – 18h | Minicurso: Design Thinking, STEAM, gamificação e metodologias ativas para aprendizagem significativa e interdisciplinar sobre a sociobiodiversidade da região Tocantina
Ministrante: professor Raifran Abidimar de Castro
Minicurso: Métodos de difração e espectroscopia com luz síncrotron para caracterização de materiais
Ministrante: professor Ricardo Donizeth dos Reis
Minicurso: Uso de smartphones como ferramenta analítica
Ministrante: professora Elizabeth Nunes Fernandes
17 de setembro (quinta-feira)
8h | Apresentação dos trabalhos na modalidade oral
10h | Palestra: Caracterização multimodal de materiais com Luz síncrotron
Palestrante: professor Ricardo Donizeth dos Reis
14h | Minicurso: Desvendando a microscopia eletrônica (MEV e MET): da teoria à prática
Ministrante: professor Rossano Lang Carvalho
Minicurso: Da solução ao cristal: como os íons constroem sólidos
Ministrante: professora Josiéli Demetrio Siqueira
Minicurso: Do laboratório ao depósito de patente: métodos de publicação e proteção de inovações em química e ciência dos materiais
Ministrante: professor João Gomes de Oliveira Neto
18 de setembro (sexta-feira)
8h | Apresentação dos trabalhos na modalidade pôster
14h | Premiação e Cerimônia de encerramento
R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA
Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA
Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA
Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA
© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.


