Lançado o terceiro volume da obra Histórias & Diálogos
A publicação contempla artigos de 16 autores, dentro de três eixos específicos.

O livro Histórias e diálogos surgiu a partir do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em História das Religiões (NEIHR), que realiza pesquisas que priorizam o desenvolvimento histórico das religiões. Foto: Ascom/UEMASUL.
Lançado na última quinta-feira, 13, de forma remota, o terceiro volume da obra “Histórias & Diálogos: as múltiplas versões do sagrado”. A obra, organizada pelo professor Moab Cesar Carvalho Costa apresenta abordagens sobre o percurso que atravessa temporalidades para revelar como o sagrado se constrói, se manifesta e se transforma nas experiências humanas, por meio de 11 artigos elaborados por 16 autores.
Para o professor Moab César, a publicação reforça a necessidade de cooperação entre as instituições. “O terceiro volume da coletânea História & Diálogos aborda questões importantes e fundamentais para as pesquisas sobre religião e religiosidade, reforçando a necessidade da construção de redes de cooperação acadêmica. Os textos foram produzidos por autores sediados em várias regiões do Brasil, participantes de IES e programas de pós-graduação distintos, aprofundando as perspectivas teóricas e os estudos de caso de diversas tradições religiosas. Já estamos organizando o volume IV, cuja previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2026”.
O livro é fruto das parcerias realizadas pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em História das Religiões (NEIHR), que realiza pesquisas que priorizam o desenvolvimento histórico das religiões, suas interfaces com as relações de poder, a cultura e o cotidiano, valorizando o diálogo interdisciplinar com as ciências sociais, da Relep Brasil, PPGHIST/UEMA e FAPEMA.
A obra é dividida em 11 capítulos que fazem parte de três eixos: Dinâmicas sociais e identitárias – como memória, poder e pertencimento se entrelaçam em práticas e disputas religiosas; Origens e narrativas históricas – recortes que iluminam as bases do sagrado em sus construções simbólicas e normativas; Perspectivas e desafios contemporâneos – reflexões sobre o sagrado frente às pressões neoliberais, sanitárias e tecnológicas.
Acesse e baixe o download gratuito da publicação.



