Curso de Medicina da UEMASUL obtém nota 3 na primeira edição do Enamed
Com primeira turma avaliada, desempenho é considerado positivo frente aos desafios da formação médica no país

O curso de Medicina da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) obteve nota 3, em uma escala que vai de 1 a 5, na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (19). O resultado é avaliado como satisfatório, especialmente por se tratar de um curso recente, cuja primeira turma iniciou as atividades em 2021 e foi a responsável por realizar o exame.
Nesta primeira edição, o desempenho das instituições revelou um cenário desafiador. Cerca de 30% dos cursos de Medicina do país foram avaliados com as notas 1 e 2, que são consideradas insatisfatórias, evidenciando as dificuldades enfrentadas na formação médica em nível nacional. Já as notas de 3 a 4 são de rendimento satisfatório para o MEC. Nesse contexto, a nota 3 obtida pela UEMASUL posiciona o curso dentro de um patamar compatível com os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo exame.
A magnífica reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves, faz uma avaliação do resultado: “considerando que o nosso curso de Medicina está em fase de consolidação, o resultado é interpretado como positivo e promissor. A participação da primeira turma no Enamed representa um marco importante no processo de avaliação institucional, permitindo identificar pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados na proposta pedagógica, na estrutura acadêmica e nas práticas de ensino”.
O Enamed é um instrumento nacional de avaliação criado com o objetivo de mensurar a qualidade da formação médica no Brasil, verificando se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina dominam os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais para o exercício profissional. O exame busca ainda subsidiar políticas públicas de educação superior e saúde, além de contribuir para o aprimoramento contínuo dos cursos e das instituições de ensino. Os resultados finais dos cursos avaliados estão disponíveis aqui.



