SALA DE IMPRENSA

sustentabilidade

UEMASUL participa da COP 30 em Belém

Pela primeira vez, uma Conferência do Clima está sendo realizada na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.


Ascom UEMASUL

Reitora e professores marcam a presença da UEMASUL na conferência que discute as alterações climáticas do planeta. Fotos: arquivo pessoal.

A 30ª Conferência das Partes (COP), organizada pelas Nações Unidas, reúne representantes de povos indígenas, líderes mundiais de vários países, representantes da sociedade civil, de governos, do setor privado, organizações governamentais, em Belém, Pará,  com o objetivo de discutirem as mudanças climáticas e diminuição do aquecimento global. 

A reitora Luciléa Gonçalves, acompanhada dos professores Jorge Diniz, Michael Douglas e Taíssa Caroline Rodrigues, irá participar de dois painéis da COP30. Na quarta-feira, 12, terá início às 9h30 o painel com o tema “Contribuição das universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável”, reunindo UEMA, UEMASUL, UEPA, UFPA, UNITINS, na Green Zone.

“A presença da UEMASUL na COP 30 é um momento ímpar para mostrarmos para a comunidade acadêmica, para outras instituições e demais pessoas da comundade que defendem a universidade pública. Nós temos vários projetos nas áreas da inovação, iniciação científica eextensão, além dos nossos mestrados, que têm o desenvolvimento sustentável como base de estudos e ações relacionadas às questões ambientais. Em 2023 e 2024, conseguimos avançar na educação ambiental contemplando as ODS, além de avanços com proposituras nos nossos mestrados e doutorados, organização dos projetos pedagógicos e ações extensionistas para o bem comum da humanidade, que é a proteção do  planeta terra por meio de atitudes sustentáveis”, pontuou a reitora.

A outra participação será no painel “Contribuições da comunidade científica e tecnológica da Amazônia para a agenda de ação do Brasil”, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da república. O painel acontecerá dia 14, de 16h às 17h, e integra o Mutirão Global liderado pela presidência da COP30, com objetivo de traduzir o conhecimento científico e tecnológico da região em soluções concretas e escaláveis.

Durante o painel será lançado o livro Plano de Transformação Ecológica (PTE) e Instituições de Ensino Superior: experiências na Rede UniSustentável. A obra reúne relatos inspiradores de Instituições de Ensino Superior evidenciando experiências concretas de transformação ecológica e sustentabilidade alinhadas aos eixos do Plano de Transformação Ecológica (PTE). A professora Thatyane Pereira de Sousa (CCA) participou da organização do livro e os professores Gisele Bosso de Freitas (CCENT), Leonardo Davis Pereira Leite (CCENT) e Bruno Lucio Meneses (CCHSTL) são autores de artigos da coletânea.

O principal objetivo do livro é evidenciar o papel estratégico das universidades na construção de uma sociedade mais justa, resiliente e ambientalmente responsável. Participam da coletânea: a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS); a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); a Universidade Federal de Uberlândia (UFU); o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); o Instituto Federal de São Paulo (IFSP); o Instituto Federal Farroupilha (IFFar); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Centro Universitário Unigran Capital, o Centro Universitário Integrado (CEI); e a Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De 12 a 14 também será realizado o Fórum de integração Amazônia global, organizado pela UEPA e ABRUEM, que irá reunir reitores para discutirem o protagonismo amazônico no cenário global, com painéis temáticos e oficinas.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.