Programa Mais ciência na escola é lançado no Maranhão
O programa irá incentivar a experimentação prática, o pensamento investigativo e o protagonismo dos estudantes, estimulando o interesse pelas carreiras científicas e tecnológicas.

A reitora Luciléa Gonçalves representou o governador Carlos, ressaltando a importância do letramento digital nas escolas. Foto: Ascom/UEMASUL.
Lançado na última sexta-feira, 16, em Imperatriz, o programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, “Mais ciência na escola”, que tem o objetivo de ampliar a educação científica e o letramento digital na educação básica em todo o país. O programa irá incentivar a experimentação prática, o pensamento investigativo e o protagonismo dos estudantes, estimulando o interesse pelas carreiras científicas e tecnológicas.
O evento de lançamento teve a participação da reitora Luciléa Gonçalves; do prefeito Rildo Amaral; da coordenadora geral de Educação Científica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudia Ferreira de Maya Viana, representando a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Eduardo Oliveira, superintendente de Políticas de Inovação e Cidadania Digital, representando a secretária de Estado de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Natassia Weba, secretárias de educação dos municípios parceiros, professores e estudantes.
No maranhão, a UEMASUL foi selecionada, por meio de edital, para integrar o programa. A universidade, em parceria com outras instituições de ensino, aprovou junto; ao CNPq, em novembro de 2024, um projeto de grande impacto para a educação básica do estado: o “Inova Parque: rede laboratorial de inovação para uma ciência criativa”.

Nos laboratórios serão desenvolvidas atividades práticas para fortalecer as habilidades digitais e a criação de produtos. Fotos: Ascom/UEMASUL.
Durante o evento foram assinados os Protocolos de intenção entre a UEMASUL e parceiros, objetivando a execução das ações previstas no projeto. O prefeito Rildo Amaral falou sobre a importância das ações do projeto nas escolas. “A gente fica muito feliz como prfeito e como professor, por entender que Imperatriz está no caminho certo. A tecnologia faz parte das nossas vidas. E quando recebemos um investimento desses, com 19 unidades somente para Imperatriz, pra gente é uma honra entender que a nossa cidade segue firme a caminho do futuro”.
A reitora Luciléa Gonçalves agradeceu aos parceiros e reafimou a necessidade das ações do projeto Inova Parque. “É com grande alegria que lançamos hoje esse projeto tão importante para o Maranhão e que faz parte do programa Mais ciência na escola. As atividades de experimentação científica serão desenvolvidas em 30 escolas da educaçõa básica, preparando os nossos jovens para o futuro.”
“O programa Mais Ciência na Escola está chegando a 2 mil escolas no Brasil todo, sempre com projetos originais vinculado aos territórios e a nossa expectativa é que posssamos formar as próximas gerações para serem criadores de tecnologias. Ele nasce como um programa que busca combater desigualdades, chegando a escolas mais vulneráveis, em territórios indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, muitas periferias do Brasil e nos interiores do país, que para nós é um grande sucesso porque a gente consegue disseminar as políticas públicas”, explicou Cláudia Ferreira.

Professores, autoridades e estudantes prestigiaram a inauguração do laboratório implantando na escola municipal Santos Dumont. Foto: Ascom/UEMASUL.
Após a solenidade, as autoridades, professores e estudantes acompanharam as inaugurações de dois laboratórios; da escola municipal Santos Dumont e do colégio militar Tiradentes. Coordenado pela UEMASUL, o projeto Inova Parque irá implementar laboratórios makers em 30 escolas municipais e estaduais do Maranhão: 19 escolas em Imperatriz, seis escolas em Açailândia, três em Buriticupu, uma em Bom Jesus das Selvas e uma no município de Ribamar Fiquene.

Estudantes do colégio militar Tiradentes receberam com festa o laboratório do projeto Inova Parque. Foto: Ascom/UEMASUL.
A coordenadora do projeto Inova Parque, professora Liriane Gonçalves Barbosa enfatizou a importância das políticas públicas. “Do ponto de vista da educação como um todo, e eu não falo só dos alunos, o projeto é importante porque promove uma mudança de paradigmas na educação. É uma política pública direcionada para mudar as caraterísticas da nossa educação, saindo daquela educação tradicional para a educação mão na massa, por meio da abordagem como a steam, que é a base principal do nosso projeto e a possibilidade de se difundir a alfabetização digital, o letramento digital, em relação às crianças, mas, também desenvolver inovações e soluções para desafios ambientais e outros problemas que as comunidades locais enfrentam. É um chamado à mudança de cultura”.
Nos laboratórios do Inova parque serão desenvolvidas atividades práticas que fortalecem habilidades digitais, pensamento científico e sociais e a criação de produtos e dispositivos voltados para melhorias no cotidiano das escolas e das comunidades envolvidas. As atividades nos laboratórios incluem: gamificação, aprendizagem baseada em jogos, desafios e estratégias lúdicas, robótica, construção e programação de dispositivos tecnológicos, fábrica digital e criação de protótipos e objetos por meio de ferramentas digitais.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
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