Abertas as inscrições para monitoria acadêmica 2026.1
Os monitores bolsistas receberão auxílio financeiro mensal no valor de R$ 700,00 ao longo de todo o semestre, garantindo apoio para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Estão abertas até o dia 08 de dezembro as inscrições para o processo seletivo de monitoria acadêmica 2026.1, nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, via formulário eletrônico. Ao todo são 44 vagas para bolsistas e 76 vagas para voluntários a partir do 2º período. O objetivo é fazer com que os alunos selecionados auxiliem os professores e seus colegas do curso em determinadas disciplinas, descritas no apêndice I do edital. Também permite que o acadêmico se desenvolva durante o curso e proporciona atividades extra curriculares.
As disciplinas ofertadas para a monitoria no semestre seletivo 2026.1 no Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, são para os cursos de Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Administração e Direito. No Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL), campus Estreito, contemplam os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica e Pedagogia. No Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), campus Imperatriz, as disciplinas ofertadas são das áreas de Ciências Biológicas, Química, Matemática e Física. Já no Centro de Ciências da Saúde (CCS), o processo seletivo contempla o curso de Medicina. Para o Centro de Ciências Agrárias (CCA), há vagas nos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica. E para o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), as oportunidades são destinadas aos cursos de Letras – Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas, Geografia, História, Administração e Pedagogia.
Os selecionados devem cumprir 12 horas semanais, durante um período letivo e que não seja no horário das aulas do monitor. O valor da remuneração para os bolsistas é de R$ 700,00 reais, essa bolsa é cumulativa com outras bolsas da UEMASUL, não ultrapassando um salário mínimo e meio, exceto para casos de alunos indígenas e quilombolas. Acesse o edital Nº051/2025 para mais informações.



