Mestrado em Letras recebe nota 4 na avaliação da Capes
O desempenho reafirma a trajetória construída desde a criação do curso, em 2019, impactando a região Tocantina.

A universidade oferta ainda os mestrados de Ciências Ambientais; Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar e Processos e Tecnologias Educacionais. Foto: Ascom/UEMASUL.
O resultado foi obtido na primeira avaliação quadrienal do programa (2021-2024), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A nota 4 ressalta investimentos na pós-gradução, consistência acadêmica, qualidade da formação ofertada e a relevância do PPGLe no cenário da pós-graduação em Letras.
O desempenho reafirma a trajetória construída desde a criação do Mestrado em Letras, em 2019. Em poucos anos de funcionamento, o programa consolidou as linhas de pesquisa e fortaleceu a produção científica. Esse avanço também se reflete nos resultados: 20 egressos do programa fazem cursos de doutorado em diferentes instituições do Brasil, sendo a maioria, professores em instituição pública.
Para o coordenador do PPGLe, professor Gilberto Freire de Santana, a nota 4 representa o sucesso de um trabalho construído de forma coletiva e planejada. “É uma conquista que nos enche de alegria e orgulho. Esse resultado é fruto do comprometimento de todos os fazem parte do programa, do apoio institucional e da seriedade com que o programa foi pensado desde o início. Agora, o sonho sonhado é conquistar o doutorado em Letras da UEMASUL”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação (PROPGI), professor Allison Bezerra Oliveira, celebra a grande conquista da universidade. “Esta conquista reflete a estruturação das políticas de pesquisa e pós-graduação desenvolvidas e implementadas pela PROPGI ao longo dos últimos quatro anos, associadas ao compromisso dos docentes do programa com a excelência acadêmica. O empenho dos professores na orientação e na produção intelectual elevou o padrão da formação ofertada, consolidando o PPGLe como um programa de relevância e qualidade na região Tocantina do Maranhão. Reiteramos nosso compromisso com a produção de conhecimento e parabenizamos todos os docentes, discentes e técnicos que contribuíram para este marco histórico em nossa universidade”.
Com o resultado, o PPGLe projeta novos passos, com foco na formação de pesquisadores, no fortalecimento das pesquisas desenvolvidas e na ampliação de sua atuação acadêmica, principalmente na qualidade do ensino na região.
A CAPES é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, que tem os objetivos de expandir, consolidar e avaliar os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), divulgar a produção científica, e atuar na formação de professores da educação básica, para o desenvolvimento científico e educacional do país.



