Editora Universitária lança 16 obras literárias
Os objetivos da editora são de disseminar o conhecimento em suas mais diversas escalas; difundir e preservar a cultura e incentivar a disseminação e produção intelectual na comunidade acadêmica.

Momento de diálogo com o pró-reitor Allison Oliveira e autores das obras. Foto: Ascom/UEMASUL.
A Editora UEMASUL lançou 16 obras, durante a VIII Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação (SAPIENS). O evento, com o tema Casa Literária, propôs uma imersão simbólica e afetiva no universo dos livros lançados, inspirado na obra “Patrimônio histórico-cultural do sudoeste maranhense” homenageando a memória, a cultura e a identidade maranhenses. O momento contou coma presença da reitora Luciléa Ferreira Gonçalves, dos pró-reitores e da coordenadora da editora, professora Aichely Rodrigues da Silva.
“O lançamento dos livros eletrônicos marca não apenas uma conquista editorial, mas o início de uma caminhada cheia de possibilidades para a Editora UEMASUL. Este foi um momento simbólico que nos encheu de entusiasmo e esperança: temos muito a crescer e construir juntos. Nada disso seria possível sem a dedicação e a colaboração da comunidade acadêmica, que acreditou neste projeto e contribuiu com seu conhecimento e esforço”, comentou Aichely.
A Editora Universitária da UEMASUL foi criada pela resolução nº 251/2023 – CONSUN/UEMASUL, e é responsável pelo apoio à produção intelectual dos professores e pesquisadores e pela publicação digital de livros. São objetivos da editora: disseminar o conhecimento em suas mais diversas escalas; difundir e preservar a cultura por meio de publicação de livros; incentivar a disseminação e produção intelectual de interesse para o ensino, pesquisa, extensão e inovação; produzindo, divulgando e distribuindo livros ou outros formatos.
“A Editora da UEMASUL vem contribuindo com a divulgação do conhecimento produzido em nossa universidade e em outras instituições. É o exercício pleno da democratização de acesso ao conhecimento e também de validação da produção segura de informações científicas”, afirmou a reitora.
Os autores e/ou organizadores das obras partiparam de momentos de diálogos com a reitora Luciléa Gonçalves, com o pró-reitor Allison Oliveira e com a coordenadora da editora, professora Aichely Rodrigues.

A editora é responsável pelo apoio à produção intelectual dos professores e pesquisadores e pela publicação digital de livros. Fotos: Ascom/UEMASUL.
Conheça as obras e seus organizadores/autores.
Do corpo à sala de aula – experiências didáticas para o ensino de ciências (Diego dos santos, Diego carvalho e Thiago Machado).
Cineclima: educação, multiletramentos e a luta pelo amanhã (Kezia Calixto e Ana Cristina Carvalho).
Compartilhando experiências educacionais – o ensino de ciências na região tocantina (Ivaneide Nascimento, Leandro Rezende e Sheila Nunes).
NUPQME (Núcleo de Pesquisa Aplicada, Estudos Químicos Ambientais, Microbiológicos e Epidemiológicos) – 20 anos de produção acadêmica (Sheila Nunes, Elizabeth Fernandes e Ivaneide Nascimento).
Caminhos para o ensino de língua portuguesa na educação básica – propostas e sugestões (Maria da Guia Taveiro e Dayane Barroso de Carvalho).
A extensão universitária na comunidade (Raquel Vilanova, Luciano dos Santos e Ludmilla Mesquita).
A audiodescrição no ensino de história para alunos com deficiência visual (Cláudia Lucia Alves e Eryca Vitória Fernandes).
Ensino de literatura e suas regionalidades-perpectivas amazônicas (Monica Mourão e César Figueiredo).
Literatura afro-brasileira e identidades – cultura e outros saberes (Rute Pires, Gilberto Freire e César Figueiredo).
Patrimônio histórico – cultural do Sudoeste maranhense (Carmem Barroso, Roseane Pinheiro e César Figueiredo).
Pescando conhecimento – ciências e perpectivas para o pescado do maranhão e brasil (Diego carvalho, German Augusto, Ingrety da Silva e Thiago Machado).
Economia de fronteira e a territorialização do caPital florestal (Allison Oliveira e Diego de Sousa).
A ciência, sustentabilidade e sociedade – a UEMASUL e os ODS em ação (Editora e PROPGI).
Guia prático de semiologia ortopédica (Andre Luiz Pagotto e acadêmicos do curso de Medicina).
As ciências criminais na perspectiva do estado democrático e constitucional de Direito (Paulo Tiago Dias).
Horizontes geográficos: balanços de produções (Bruno Maia Halley, Liriane Gonçalves Barbosa e Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves).
Também durante o evento foram premiados os livros lançados pela editora universitária em 2024, que estiveram entre os mais acessados. Em 3º lugar, a obra Literatura e Memória: tecendo narrativas afrocentradas para uma educação antirracista. Autores: Edna Sousa Cruz, Rute Maria Chaves Pires e César Alessandro Sagrillo Figueiredo. Em 2º lugar, a obra Pescando Conhecimento: ciência e perspectivas para o pescado do Maranhão e Brasil. Autores: Diego Carvalho Viana e Germán Augusto Murrieta Morey. Em 1º lugar, a obra Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo. Autores: Lisanir Cardoso Chaves e Maria da Guia Taveiro Silva.
Todas as obras da editora podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
![]() |
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom/UEMASUL. |




