UEMASUL promove Autoavaliação Institucional para comunidade universitária

Durante a reunião de apresentação da pesquisa de Autoavaliação Institucional da UEMASUL foram propostas estratégias de engajamento para a participação da comunidade acadêmica. A pesquisa é promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e tem como objetivo fazer um panorama do ensino superior a partir de um questionário, que será respondido por alunos, professores e funcionários administrativos dos campi Imperatriz e Açailândia.

A Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) criado pela Lei nº 10.861/2004, e tem importante função reguladora que mede a qualidade no ensino, assim como o ENADE e outros métodos avaliativos.

É importante e necessária a participação da comunidade universitária para responder o questionário não-obrigatório, como explica o presidente da CPA, Emmanuel Sousa: “A avaliação tem essa função normativa, mas tem uma função ainda mais importante, porque ela é um instrumento que vai permitir que a universidade saiba como a comunidade universitária vê a instituição”.

O questionário está organizado em blocos de perguntas, em que o núcleo aborda dez dimensões agrupadas dentro dos cincos eixos que são indicados pela lei do SINAES. Existem perguntas para produzir um perfil da universidade, e questões abertas para crítica, elogios e sugestões, e  está disponibilizado por meio de dois links: um para alunos e  outro para professores e funcionários da instituição. O acesso será feito com o CPF (CPF que inicia com ‘0’ deve ser ignorado o dígito).

Link alunos

Link professores e funcionários