Comissão de implantação do curso de Medicina da UEMASUL realiza visita técnica na Universidade Federal de Roraima

Membros da comissão de implantação do curso de Medicina da UEMASUL  e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/Brasil) realizaram, entre os dias 22 e 26 de setembro, uma visita técnica na Universidade Federal de Roraima (UFRR).  Com o objetivo de conhecer suas estruturas físicas, curriculares e experiências exitosas do curso de Medicina da UFRR, a comissão foi recebida pela coordenadora do curso, professora Ma. Ellem Tatiani de Souza Weimann, pelo professor Dr. Antonio Carlos Sansevero Martins e pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Dr. José Geraldo Ticianeli.

A diretora do curso de Medicina da UEMASUL, professora Dra. Michele Moreira Martins de Oliveira, afirmou que a experiência da visita trouxe a certeza de que a universidade está implantando o curso da forma correta. “Com uma metodologia baseada nos problemas da comunidade, esperamos que o Maranhão reflita sobre esse trabalho de Roraima, onde a maioria dos médicos hoje são egressos da universidade, e a perspectiva desse médico não é ir embora, mas se tornar um transformador da realidade onde vive”.

Com 26 anos de funcionamento, o curso de Medicina da UFRR trabalha com metodologias ativadas voltadas para a sociedade, com um lado mais humanizado, capacitando alunos e professores para atender as necessidades regionais, como pontua a presidente da comissão de implantação do curso, professora Sheila Elke Araújo Nunes.

“O que mais me marcou foi a presença dos recursos humanos. O quanto eles têm no quadro, professores que abraçaram as metodologias ativas como uma forma inovadora de ensinar a Medicina. Isso foi marcante, o comprometimento desses docentes. A expertise que eles tiveram como gestão de curso.  E é exatamente isso que nós procuramos e queremos no curso de Medicina da UEMASUL.”

A comissão já realizou visitas técnicas à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Agreste, e à Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó.  O curso de Medicina da UEMASUL tem a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio de parcerias e convênios, em um trabalho de cooperação internacional promovido com governos, instituições de educação e organização não-governamentais.