UEMASUL vence em todas as modalidades na Regional Sul dos Jogos Universitários Maranhenses

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão fez história e se consagrou como a grande vencedora da etapa Regional Sul dos Jogos Universitários Maranhenses – JUMs 2019, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio, em Balsas-MA. Competindo no futsal masculino, futsal feminino e vôlei masculino, os times levaram os primeiros lugares em todas as modalidades contra a Unibalsas, favorita ao título e vencedora da etapa Regional Sul nos últimos três anos. A delegação estava formada por 34 alunos,  26 do campus Imperatriz e oito do campus Açailândia, além da comissão técnica.

Para o professor Getúlio Melo, chefe do Departamento de Esportes da UEMASUL, a conquista é parte de um projeto iniciado meses antes. “Esta é a primeira vez que a UEMASUL participa dos Jogos Universitários Maranhenses, então, os atletas se empenharam.  Os alunos de Açailândia vinham com dificuldade treinar em Imperatriz, a universidade nos apoiou, e por todo esse esforço, toda essa vontade que tivemos, conseguimos esse resultado. Vencemos o time que foi campeão no ano passado e vamos agora lutar por uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros.”

Fernando Lima, acadêmico do terceiro período de Engenharia Agronômica e capitão do time de futsal, falou com entusiasmo sobre sua primeira participação nos Jogos Universitários. “Para mim foi uma experiência única, porque formamos um grupo muito aguerrido, dedicado, todos sempre à disposição do time, então eu estou muito feliz por termos saído com o resultado que a gente buscou. Para a próxima etapa a gente pretende intensificar os treinos, chegar lá com humildade e pé no chão, porque a gente sabe que no futsal, quem sai campeão é quem erra menos, e vamos tentar essa vaga para o Brasileiro”.

Já para o Guilherme Gomes, 17 anos, acadêmico do primeiro período do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental – campus Açailândia, a experiência de participar, também pela primeira vez dos Jogos Universitários, foi enriquecedora.

“Participar do JUMs para mim foi incrível, em todos os sentidos. Quando a gente vai disputar jogos como esses, precisamos de apoio, entrosamento, então, eu me senti muito acolhido, fui muito bem recebido no grupo em Imperatriz. E isso é importante para a gente entrar em quadra mais seguro, mais confiante. E todo o apoio que a universidade nos deu foi fundamental. Me sinto feliz pela vitória, mas também pela interação social que pude vivenciar, porque isso nos ajuda não só enquanto atletas ou alunos, mas como seres humanos”.

No placar final, na modalidade vôlei masculino, a UEMASUL venceu de 2 sets a 0 contra a Unibalsas; no futsal feminino, a UEMASUL venceu de 7 a 1 contra a Unibalsas; já no futsal masculino, o placar foi mais apertado, com a UEMASUL vencendo por 3 a 2, também contra a Unibalsas. A etapa final do JUMs 2019 – ainda sem data definida – acontecerá na capital, São Luís, onde a UEMASUL irá em busca de três vagas para os Jogos Universitários Brasileiros.

O apoio e o incentivo ao esporte é uma das políticas da UEMASUL, que reconhece no esporte e no lazer importantes aliados no fortalecimento dos laços comunitários e de pertencimento, tanto no que diz respeito aos vínculos entre o seu corpo discente e docente, quanto aos que podem, por meio desta estratégia, ser estabelecidos com a comunidade externa. Reconhece ainda que, as práticas desportivas podem ser integradas a outras iniciativas culturais e/ou científicas, na promoção da saúde e da inclusão.

Amanhã, dia 28, as equipes campeãs serão recepcionadas pela Gestão Superior da UEMASUL, professores e acadêmicos, no auditório da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *